Atenção: Receita Federal vai pagar a restituição do Imposto de Renda ainda este mês; saiba se você terá direito
12/08/2023 às 9h01
O Imposto de Renda sempre causa uma série de dúvidas
Uma das principais é referente ao prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Muitos questionam se ainda é possível declarar.
Pois bem, o prazo se encerrou no final de maio. Sendo assim, muitas pessoas ficam inseguras em relação à chamada “Malha fina”, um processo que frequentemente causa ansiedade devido ao medo do famoso “Leão” da Receita Federal.
SAIBA MAIS! Alerta: Caso você caia no golpe do PIX é necessário realizar esse procedimento para não ficar no prejuízo
Em resumo, quando um contribuinte “Cai na malha fina”, significa que sua declaração foi retida devido a inconsistências encontradas.
Essas inconsistências podem ser resultado de vários erros, como a omissão de valores, declaração incorreta de rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros dados.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Se o contribuinte identificar um erro em sua declaração, ele mesmo pode corrigi-lo espontaneamente, sem a necessidade de pagar qualquer penalidade.
Entretanto, se a Receita Federal iniciar um procedimento fiscal, o contribuinte não poderá mais corrigir o erro por conta própria. Nesse ponto, ele estará sujeito a multas conforme regras expostas no site oficial do órgão.
Agora quem entregou a sua declaração do Imposto de Renda pode comemorar. A Receita Federal está realizando o pagamento em cinco lotes.
Desde maio, os lotes estão sendo pagos de acordo com a prioridade que listaremos abaixo. A primeira restituição do Imposto de Renda foi paga no dia 31 de maio.
A segunda foi efetivada em 30 de junho. A terceira, por sua vez, em 31 de julho. Seguindo o calendário do Fisco, o quarto pagamento será no dia 31 de agosto.
Por fim, o último lote será pago no dia 29 de setembro. Para descobrir se o seu pagamento será efetivado no quarto ou no quinto lote, será preciso ficar atento aos requisitos dos repasses.
O critério de prioridade para o recebimento do dinheiro segue, inicialmente, a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Além disso, os recursos serão feitos seguindo critérios estabelecidos.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS?
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
- Contribuinte com maior fonte de renda advinda do magistério;
- Contribuintes que escolherem pela declaração pré-preenchida e quem solicitou a restituição por PIX;
- Demais contribuintes.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!