A renovação da CNH chegou ao fim? Entenda as mudanças chocantes que podem afetar você hoje
19/09/2023 às 17h14
O governo está considerando mudanças sobre a renovação da CNH e você precisa entender como isso pode impactar a sua vida
A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil poderá passar por reformulações em breve, com destaque para a possibilidade de isenção do pagamento da taxa de renovação para certos grupos de profissionais.
+ Após polêmica, Anvisa regulamenta medida em relação a pomadas capilares
Nesse sentido, o Projeto de Lei 942/2023, atualmente sob avaliação na Câmara dos Deputados, propõe que motoristas que atuam em serviços de emergência e segurança pública não sejam onerados com a taxa de renovação. Isso inclui condutores de ambulâncias, veículos de polícia, caminhões de bombeiros e carros de fiscalização de trânsito.
O autor do projeto, Deputado Cabo Gilberto Silva, defende que a isenção é um passo para valorizar e facilitar o trabalho desses profissionais que desempenham funções cruciais para a sociedade, muitas vezes sob condições de risco. O texto está previsto para ser analisado por três comissões na Câmara, e se aprovado, seguirá para o Senado para votação simplificada.
Regras atuais
Até que qualquer mudança seja concretizada, vale lembrar que as regras atuais de renovação da CNH diferem de acordo com a idade do motorista. Condutores com menos de 50 anos precisam renovar a carteira a cada 10 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Já aqueles com idade entre 50 e 69 anos têm um prazo de 5 anos para renovação. Por fim, motoristas com 70 anos ou mais devem renovar a CNH a cada 3 anos. Além disso, cada estado tem seu próprio protocolo para o procedimento, podendo oferecer serviços online, como é o caso de São Paulo.
+ Conta de Luz pode aumentar 44% e população fica em choque com novos valores; confira
O Projeto de Lei 942/2023 traz consigo a expectativa de mudanças significativas, sobretudo para profissionais que trabalham em situações emergenciais. Enquanto a proposta é avaliada, é crucial que os motoristas fiquem atentos às regras de renovação vigentes e às especificidades nos seus estados de residência.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.