Existem diversos programas disponibilizados pelo Governo Federal, que ajudam a população brasileira e um desses é o Auxílio Gás. Para quem não sabe, esse auxílio é uma medida de assistência social. De forma mais direta, é um programa de distribuição de renda, inicialmente implementado em 2001, com o objetivo de atender os beneficiários da Rede de Proteção Social, juntamente com o Bolsa Família. No entanto, nem todo mundo que está inscrito no CadÚnico pode receber essa ajuda.
Auxílio Gás é um dos muitos benefícios garantidos pelo governo as famílias de baixa renda
Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia quase 6 milhões e com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição e da medida provisória do Novo Bolsa Família, o auxílio foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg até o fim do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco do Brasil sofre com decisão da Justiça e terá que desembolsar valor milionário
Auxílio Gás é um direito de milhões de brasileiros inscritos no CadÚnico (Foto: Reprodução)
Entretanto, é importante ressaltar, que só pode receber o Auxílio Gás do governo quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, é preciso ter os dados atualizados nos últimos 24 meses no Cadastro Único. Outro ponto a ser atendido é a renda mensal per capita da família, que não pode ultrapassar meio salário mínimo (R$ 706), mas não é só isso. A família também precisa estar inscrita no Bolsa Família.
Atenção! INSS anuncia alteração nas regras de prorrogação de benefícios por incapacidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A inclusão no benefício do governo deve ser solicitada na unidade mais próxima do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Será necessário apresentar CPF do responsável familiar, além da identidade de todos os membros da família, comprovantes de renda e comprovante residencial recente.
O benefício será mantido pelo menos até 2026 pelo governo (Foto: Adriano Machado/Reuters)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção! INSS anuncia alteração nas regras de prorrogação de benefícios por incapacidade
