Grande vitória do INSS: Nova regra promete antecipar o benefício de milhões de brasileiros
09/12/2023 às 16h03
Nova regra promete antecipar benefício do INSS
O INSS anunciou, através da portaria 1.626, datada de 25 de outubro de 2023, um total de 513 avaliações conjuntas que foram reaproveitadas, resultando na análise de benefício em tempo recorde para os usuários, principalmente do BPC, benefício da prestação continuada.
Reaproveitam-se as avaliações de pessoas que tiveram o benefício negado, mas foram consideradas pessoas com deficiência na avaliação social e médica.
SAIBA MAIS! Oficial: WhatsApp deixará de funcionar em vários celulares no próximo mês; saiba se o seu está na lista
A boa notícia é que se um novo requerimento for feito dentro do prazo de 2 anos no INSS, a avaliação conjunta é reaproveitada, o que faz com que não haja a necessidade de nova perícia médica ou avaliação social, enxugando assim o tempo e beneficiando o usuário.
Porém, é importante realçar que o aproveitamento da avaliação anterior não dá direito a pagamentos retroativos e, como explica Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a medida é efetivada somente para o benefício do cidadão de acordo com informações do portal UOL.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Para conseguir o benefício e acelerar o seu processo na entidade, o requerente precisa passar por avaliação social e perícia médica, para comprovar a deficiência.
QUAL O CALENDÁRIO DO MÊS DE DEZEMBRO?
Como se sabe, todos os meses, é divulgado um calendário de pagamentos e esses dias de recebimento dos salários pelo o INSS costumam ser divididos de acordo com o valor do benefício.
Dessa forma, pagamentos de até um salário mínimo são realizados em datas diferentes dos depósitos para beneficiários com renda mensal acima do piso nacional, que é de R$ 1.320,00.
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro;
E para quem recebe mais de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro;
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro;
- Finais 3 e 8: 4 de janeiro;
- Finais 4 e 9: 5 de janeiro;
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!