Notícias

Atenção: Reforma Tributária pode aumentar valor da conta de luz e gasolina

Conta: Reforma Tributária está em discussão (Imagem: Reprodução)

Reforma Tributária está em discussão (Imagem: Reprodução)

Fique bastante atento pois você pode ter aumento em contas indispensáveis em breve

A PEC 45, conhecida como ‘Reforma Tributária‘, está levantado questionamentos no setor de energia e combustíveis por conta de uma brecha que pode permitir a criação de mais impostos. Como resultado, o brasileiro pode ter a gasolina e a luz mais caras.

A questão que entra em debate envolve o chamado “imposto seletivo”, proposta governamental que visa tributar produtos e serviços considerados prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas. A tributação pode ser aplicada a esses setores por meio de projetos futuros de leis complementares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Bicicletas de aluguel estão gerando briga entre entregadores; saiba o motivo

A falta de parâmetros claros em relação a utilização desse imposto seletivo tem gerado preocupações. O diretor e sócio do CBIE, Pedro Rodrigues, destacou que a PEC é vaga, o que poderia levar ao aumento das alíquotas para os setores de energia e combustíveis no futuro.

Ele sugere tornar o artigo mais específico para evitar a possibilidade. A imprecisão da proposta tem sido alvo de críticas, pois, a falta de clareza em relação aos produtos e serviços seriam afetadas pelo imposto seletivo, gerando incertezas e abrindo espaço para mais tributações em vários segmentos, incluindo os derivados do petróleo.

LEIA TAMBÉM!

Com a indefinição, empresas e consumidores estão apreensivos em relação aos possíveis impactos nos preços de energia e gasolina, caso os setores venham a ser incluídos no escopo do imposto seletivo. A expectativa é que o debate em relação a Reforma Tributária possa esclarecer as regras mais precisas para evitar surpresas futuras no cenário tributário dessas áreas sensíveis da economia.

+ CUIDADO! Os riscos ocultos de CARREGAR o CELULAR desta forma podem ser devastadores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer, porém, que a reforma tributária que vem sendo proposta é um conjunto de medidas que tem como objetivo, simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro, reduzindo a carga de impostos em relação ao consumo e aumentando a tributação em relação a renda e o patrimônio.

O objetivo com a reforma, é tornar a arrecadação mais justa, eficiente e transparente, estimulando o crescimento econômico e a distribuição da renda. O texto, por sua vez, encontra-se em discussão, e por isso, deve mudar até chegar à sua versão final, resolvendo não só essa brecha, mas outras também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforma Tributária está em discussão (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Sair da versão mobile