Recorde outra substituição como a de Drica Moraes por Marjorie Estiano em Império

04/08/2021 às 9h54

Por: Thalia Alencar
Imagem PreCarregada
Marjorie Estiano

Em Império, um dos momentos mais lembrados e inusitados da trama de Aguinaldo Silva. Prestes a ter sua sonhada noite de amor com José Alfredo (Alexandre Nero), a vilã Cora (Drica Moraes) ‘rejuvenesce’, voltando a ser representada por Marjorie Estiano – que a vivera na primeira fase da história – até o último capítulo.

Muito observada pelo público – e pelos próprios personagens – na exibição original da novela, a mudança jamais ganhará uma explicação real dentro da trama.

Nos bastidores sua urgência ficou muito clara: ainda com a saúde fragilizada pelo tratamento contra a leucemia que enfrentou em 2010, Drica Moraes teve de se afastar das gravações por conta de uma faringite, que logo se agravou e a tirou permanentemente da novela.

“Pensei: ‘O que Janete Clair faria numa situação dessas?’. E concluí que ela chamaria Cora jovem, ou seja, Marjorie Estiano, e não daria maiores explicações – estas se tornariam supérfluas com o decorrer da novela“, declarou o escritor da novela à imprensa da época.

Embora bem menos comum nos folhetins brasileiros que nas novelas mexicanas ou nas séries norte-americanas, por exemplo, a tática algo estranha de substituir um ator por outro no mesmo personagem – sem que haja uma passagem de tempo, por exemplo, para justificá-lo dentro do enredo – já foi vista em diversas ocasiões na TV brasileira.  Relembre um caso marcante:

LEIA TAMBÉM:

Milena Toscano por Thaís Melchior, em As Aventuras de Poliana (2018)

Tia Luísa foi dormir Milena Toscano (à esquerda) e acordou Thaís Melchior (à direita) em As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT)

Tia Luísa foi dormir Milena Toscano (à esquerda) e acordou Thaís Melchior (à direita) em As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT)

A novela infantil do SBT protagonizou o exemplo mais recente – e também mais espalhafatoso – desse tipo de alteração. Contratada para viver Luísa, a amarga tia de Poliana (Sophia Valverde) na história de Íris Abravanel, Milena Toscano descobriu que estava grávida ainda antes da novela começar.

Por questões financeiras, tirá-la do elenco e contratar uma nova intérprete para regravar suas cenas foi descartado quase de imediato. Pensou-se então em tirar a personagem de cena por um tempo, através de uma viagem ou algo do tipo com proposito dentro do enredo, para que Milena pudesse ganhar o bebê e retornar. No fim, decidiu-se pela solução mais fácil: manter a intérprete original de Luísa no ar enquanto possível e, depois substituí-la por outra atriz.

Milena continuou em Poliana até o capítulo de número 94, quando Thaís Melchior assumiu de repente sua personagem na trama, sem nenhuma explicação para isso no enredo. Embora aos poucos o público da novela tenha se acostumado à ‘nova’ Luísa, no início a troca foi bem traumática – Thaís chegou a receber ameaças de morte nas redes sociais da parte de fãs revoltados.

 

Autor(a):

Tenho 24 anos e sou estudante de Relações Públicas. A paixão pelo mundo da teledramaturgia vem desde criança e meu objetivo é informar com clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.