Receita Federal pode excluir até 400 mil MEIs devido a pendências; saiba mais

04/12/2023 às 23h36

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
App da Receita Federal (Imagem Reprodução Internet)

Atenção para caso você esteja devendo o MEI

A Receita Federal acabou notificando cerca de 400 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) com pendências, informando em relação a exclusão do Simples Nacional. Os MEIs possuem uma data para regularizar a situação. Veja qual o prazo final para garantir a continuidade na atividade.

De acordo com a Receita Federal, o prazo vai até 1º de janeiro de 2024. Esse acabará sendo o tempo limite para todos os que precisam regularizar as dívidas e evitar a exclusão. Aos que descumprirem acaba correndo o risco de perder todos os benefícios que conquistaram como MEI.

+ Bolsa Família 2024: Saiba se morar sozinho impede você de receber o benefício

A notificação acabou sendo enviada por meio do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos, pelo Simples Nacional. Mesmo sem receber a notificação, os MEIs inadimplentes deveram regularizar as suas pendências para evitar desenquadramentos futuros da categoria.

Todo os que se encaixam na categoria deverão seguir os requisitos, prazos e todos os compromissos que envolvem o MEI. Caso contrário, eles podem deixar de contar com os benefícios garantidos ao microempreendedor individual.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a Receita, é necessário regularizar todos os débitos dentro do prazo de 30 dias a partir do recebimento do Termo de Exclusão. Após o correto pagamento, o MEI vai poder continuar enquadrado no Simples Nacional, sem restrições depois da quitação das pendências.

+ Faça esse fácil truque e aumente o limite do seu cartão do Nubank

No caso dos que desejam contestar o Termo de Exclusão, o envio poderá ser feito pela Internet, no menu Defesas e Recursos no site da Receita. De acordo com a Receita, cerca de 400 mil CNPJs acabaram sendo notificados, o que totaliza aproximadamente 2,25 bilhões em dívidas que devem ser pagas até o prazo final em 1º de janeiro de 2024.

Vale dizer ainda que os débitos poderão ser levados à exclusão do MEI são dívidas com o Simples Nacional como impostos, contribuições e taxas federais, a exemplo do IRPF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e contribuições previdenciárias.

Receita Federal faz alerta aos Meis sobre exclusão do Simples Nacional (Imagem Reprodução Internet)

Receita Federal faz alerta aos Meis sobre exclusão do Simples Nacional (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.