ALERTA GERAL: Receita Federal emite comunicado sobre golpe da INTIMAÇÃO

09/06/2023 às 18h14

Por: Lana Dantas
Imagem PreCarregada
Imposto de Renda continua prejudicando quem recebe menos (Foto: Reprodução/ Luis Lima Jr/ FotoArena/ Estadão Conteúdo)

A Receita Federal acaba de anunciar que os brasileiros estão sendo alvos de um golpe da intimidação, quando bandidos estão se aproveitando da declaração do Imposto de Renda para roubar dinheiro dos contribuintes.

É que a Receita Federal pede esclarecimentos após verificar informações divergentes do sistema da Receita e isso fez com que os criminosos agissem para aplicar um golpe, se aproveitando dessa informação para aplicar o golpe da intimação.

Por isso o órgão competente alertou que que a intimação enviada pela empresa é sempre com o intuito de que o contribuinte apresente os documentos necessários para comprovar as informações prestadas no ato da declaração do Imposto de Renda.

Portanto, é importante ter atenção para não cair nesse golpe, já que a intimação da Receita Federal existe, porém, ela é feita de forma exclusiva somente pelos Correios. Assim, desconfie de comunicados que usam SMS, aplicativos de mensagens e e-mail.

ALERTA GERAL: Receita Federal emite comunicado sobre golpe da INTIMAÇÃO

Notícia de última hora: ALERTA GERAL: Receita Federal emite comunicado sobre golpe da INTIMAÇÃO(Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

O único meio de correspondência com a Receita Federal é com os Correios

Desse modo, a Receita Federal fez questão em detalhar como ocorre todo o processo: “A empresa não comunica divergência de informações em declarações através de email ou por meio de mensagens em aplicativos, como Whatsapp, Messenger e Telegram e etc.”

LEIA TAMBÉM:

A Receita Federal também fez um passo-a-passo de como não cair neste golpe:

  1. Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
  2. Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
  3. Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
  4. Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação. 

 

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.