Receita Federal anuncia pagamento a milhões de brasileiros no mês de agosto

05/08/2023 às 11h47

Por: Victor Silva
Receita Federal (Reprodução/Internet)
Receita Federal (Reprodução/Internet)

Milhões de contribuintes brasileiros estão prestes a receber suas restituições do Imposto de Renda neste mês de agosto. O pagamento será realizado em cinco lotes, sendo que o terceiro já foi realizado na última semana. Agora, é a vez do quarto lote, programado para o dia 31 de agosto.

A prioridade na restituição segue uma ordem estabelecida pela Receita Federal. Primeiramente, serão beneficiados os contribuintes acima de 80 anos, seguidos por aqueles com idade acima de 60 anos, portadores de deficiência ou moléstia grave. Além disso, os professores que têm o magistério como principal fonte de renda também receberão antes, assim como aqueles que optaram pelo pré-preenchimento ou indicaram PIX para restituição. Os demais contribuintes serão contemplados posteriormente.

Abel se preocupa com possível saída de titular de R$ 45 milhões do Palmeiras

Aplicativo da Receita Federal, declaração do Imposto de Renda e notas de 50 reais

Aplicativo da Receita Federal, declaração do Imposto de Renda e notas de 50 reais (Foto: Reprodução/ Luis Lima Jr./ Fotoarena/ Estadão Conteúdo)

Alerta: INSS pode cortar aposentadoria após nova tomada de decisão surpreendente

Para consultar a data da restituição, os contribuintes podem acessar o site Restituição.fazenda.gov a partir do dia 24 de agosto, uma semana antes do início do pagamento do 4º lote:

LEIA TAMBÉM:

  1. Acima de 80 anos;
  2. Acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  3. Quem tem o magistério como principal fonte de renda;
  4. Que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição;

O valor da restituição será depositado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso haja algum problema e o valor não seja depositado, o contribuinte poderá resgatar o montante em até um ano no Banco do Brasil.

Além disso, é importante ficar atento para evitar cair na malha fina, que é quando a Receita Federal faz uma análise mais detalhada da declaração e identifica divergências entre as informações prestadas pelo contribuinte e outras fontes. Para saber se está nessa situação, basta acessar o e-CAC, fazer o login, selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e verificar a aba “pendências de malha”.

Essas informações são essenciais para que os contribuintes possam ficar atentos aos prazos e garantir que tudo esteja em ordem com sua declaração e recebimento da restituição.

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.