Receba o 3º lote da restituição do Imposto de Renda daqui há pouco; veja a data

07/07/2023 às 18h30

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
FIM DO DINHEIRO EM PAPEL? Banco Central planeja o futuro das transações financeiras (Reprodução/Internet)

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda continuam no mês de julho com o 3º lote, destinado aos contribuintes que pagaram mais impostos do que o devido. A Receita Federal programou um total de cinco lotes de restituição, que o governo pagará até o mês de setembro.

O prazo para envio da declaração encerrou-se em 31 de maio, mesmo dia em que liberaram o 1º lote de restituição. Milhões de contribuintes se beneficiaram com base nos critérios prioritários estabelecidos pela Receita Federal.

O segundo lote do IR contou com R$ 7,5 bilhões para viabilizar os pagamentos e se efetuou no último dia 30 de junho. Como o habitual, as datas se fixam no último dia útil de cada mês, e abrem a possibilidade de consulta poucos dias antes.

Após a realização dos pagamentos do 1º e 2º lote da restituição do Imposto de Renda, restam agora apenas três lotes. Confira o calendário a seguir:

  • 3º lote: previsto para pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote: previsto para pagamento em 31 de agosto;
  • 5º lote: previsto para pagamento em 29 de setembro.

Conforme mencionado anteriormente, a consulta para verificar se você será contemplado em cada lote será disponibilizada alguns dias antes da respectiva data de pagamento. Portanto, é necessário aguardar por mais informações a respeito.

LEIA TAMBÉM:

A Receita Federal utiliza uma lista de critérios prioritários para estabelecer a ordem de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Neste ano, foram incluídos os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e aqueles que optaram por receber o valor por meio do Pix. A seguir, apresentamos mais detalhes sobre esses critérios.

Restituição de Imposto de Renda

Leão do Imposto de Renda; Receita Federal 2023

Leão do Imposto de Renda; Receita Federal 2023 (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda seguem uma ordem de prioridade estabelecida pela Receita Federal. Inicialmente, contemplarão os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais.

Em seguida, priorizados os contribuintes com deficiência ou moléstia grave e aqueles que têm o magistério como sua principal fonte de renda. Além disso, incluirão os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.

Os demais contribuintes receberão a restituição assim que a lista de prioridades se esgotar. Até setembro, todos os brasileiros com direito à restituição do Imposto de Renda terão recebido os depósitos por parte da Receita Federal.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.