Dermatologistas dão dicas para frequência de banho de acordo com a pele
A rotina de higiene pessoal é fundamental na vida de todos nós. Entre os hábitos mais difundidos, está o de tomar banho diariamente, com mais de 60% dos entrevistados em uma pesquisa nos Estados Unidos afirmando que fazem isso regularmente.
Porém, a questão que surge é: Essa prática regular é realmente necessária? Os dermatologistas têm opiniões diversificadas em relação a frequência ideal do banho. Segundo Joyce Park, dermatologista em Seattle, “não existe uma abordagem única quando se trata de lavar a pele e o cabelo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Use esses 3 ingredientes e dê adeus ao mau cheiro que fica impregnado em suas roupas
Para ele, a frequência ideal varia de acordo com o tipo de pele e cabelo, a quantidade de suor produzida e a sujeira acumulada.
TOMAR BANHO DIARIAMENTE É RECOMENDADO?
O banho diário pode ser benéfico para certas pessoas, especialmente as que transpiram muito. Para as pessoas que tem o estilo de vida ativo, o banho diário é muito importante para remover o suor e o acúmulo que podem obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de acne, conforme explica a dermatologista, Marisa Garshick.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, as pessoas com cabelo oleoso podem se beneficiar da lavagem diária. Mas, é essencial usar um shampoo tradicional para eliminar o acúmulo de produtos e o excesso de óleo, evitando assim a obstrução dos poros do couro cabeludo, o que pode gerar irritação e sensibilidade.
As pessoas que sofrem de caspa também podem precisar lavar o cabelo com uma frequência maior, uma vez que a mesma é causada por um fungo que se alimenta do óleo do couro cabeludo. Lavar o cabelo regularmente ajuda a eliminar o fungo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Governo Federal anuncia novo auxílio para ajudar os moradores desta região do Brasil; Confira
Muitas pessoas podem não precisar tomar banho diariamente, e em alguns casos, isso pode ser prejudicial. Para pessoas com pele seca, sensível ou eczema, tomar banho com frequência pode ressecar a pele a ponto de gerar rachaduras, coceira e aumentar o risco de infecções cutâneas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, os dermatologistas recomendam que essas pessoas tomem banho a cada dois dias e usem produtos de limpeza suaves. Para evitar essas irritações, é essencial evitar banhos prolongados em água quente, uma vez que a exposição por longos períodos à água com sabão pode agravar ainda mais a pele seca.
Mulher tomando banho (Imagem Reprodução Internet)