Debate polêmico: Realmente é necessário tomar banho todos os dias?

03/11/2023 às 19h22

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Chuveiro elétrico sendo usado (Foto: Reprodução/ Internet|)

Dermatologistas dão dicas para frequência de banho de acordo com a pele

A rotina de higiene pessoal é fundamental na vida de todos nós. Entre os hábitos mais difundidos, está o de tomar banho diariamente, com mais de 60% dos entrevistados em uma pesquisa nos Estados Unidos afirmando que fazem isso regularmente.

Porém, a questão que surge é: Essa prática regular é realmente necessária? Os dermatologistas têm opiniões diversificadas em relação a frequência ideal do banho. Segundo Joyce Park, dermatologista em Seattle, “não existe uma abordagem única quando se trata de lavar a pele e o cabelo”.

+ Use esses 3 ingredientes e dê adeus ao mau cheiro que fica impregnado em suas roupas

Para ele, a frequência ideal varia de acordo com o tipo de pele e cabelo, a quantidade de suor produzida e a sujeira acumulada.

TOMAR BANHO DIARIAMENTE É RECOMENDADO?

O banho diário pode ser benéfico para certas pessoas, especialmente as que transpiram muito. Para as pessoas que tem o estilo de vida ativo, o banho diário é muito importante para remover o suor e o acúmulo que podem obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de acne, conforme explica a dermatologista, Marisa Garshick.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, as pessoas com cabelo oleoso podem se beneficiar da lavagem diária. Mas, é essencial usar um shampoo tradicional para eliminar o acúmulo de produtos e o excesso de óleo, evitando assim a obstrução dos poros do couro cabeludo, o que pode gerar irritação e sensibilidade.

As pessoas que sofrem de caspa também podem precisar lavar o cabelo com uma frequência maior, uma vez que a mesma é causada por um fungo que se alimenta do óleo do couro cabeludo. Lavar o cabelo regularmente ajuda a eliminar o fungo.

+ Governo Federal anuncia novo auxílio para ajudar os moradores desta região do Brasil; Confira

Muitas pessoas podem não precisar tomar banho diariamente, e em alguns casos, isso pode ser prejudicial. Para pessoas com pele seca, sensível ou eczema, tomar banho com frequência pode ressecar a pele a ponto de gerar rachaduras, coceira e aumentar o risco de infecções cutâneas.

Então, os dermatologistas recomendam que essas pessoas tomem banho a cada dois dias e usem produtos de limpeza suaves. Para evitar essas irritações, é essencial evitar banhos prolongados em água quente, uma vez que a exposição por longos períodos à água com sabão pode agravar ainda mais a pele seca.

Confira os hábitos no chuveiro que são perigosos (Imagem Reprodução Internet)

Mulher tomando banho (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.