Real ou mito? Gasolina aditivada dura mais no tanque de combustível?
28/11/2023 às 19h39

Quando o assunto é abastecer o tanque do carro, existem várias crenças populares sobre a qualidade e longevidade do combustível. Uma dessas ideias é a convicção de que a gasolina aditivada possui uma vida útil mais longa que a gasolina comum.
Na realidade, ambas têm a mesma validade no tanque, porém há outro tipo de gasolina que pode durar consideravelmente mais.
Um fato crucial para o motorista é que a gasolina tem um prazo de validade. Tanto a aditivada quanto a comum têm uma validade de cerca de três a quatro meses. Após esse período, o combustível começa a perder suas propriedades. A durabilidade é a mesma, mesmo quando se trata da aditivação feita pelo próprio condutor.
Assim, aqueles que buscam uma gasolina mais duradoura precisam deixar de abastecer com as versões comuns ou aditivadas e começar a usar a gasolina premium.
Atualmente, no mercado brasileiro, é possível encontrar gasolina premium com três marcas diferentes: a Podium, da Petrobras, a Octapro, da Ipiranga, e a Shell R, da Shell. Elas têm uma durabilidade entre oito e dez meses.
Leia também:

Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar

Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular

Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Gasolina Aditivada tem um segredo:

Gasolina Aditivada tem seus segredos (Foto: Reprodução)
Devido à sua longevidade superior, a gasolina premium também é recomendada para os reservatórios de partida a frio dos carros flex. Geralmente, são os modelos mais antigos que possuem essa tecnologia.
Gasolina Premium: Apesar de não ser o tipo de combustível mais utilizado no Brasil, a gasolina premium contém aditivos presentes na gasolina aditivada que auxiliam na conservação e limpeza do motor.
O que a diferencia das outras é principalmente a octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas, a premium possui 91 octanas.
Em termos simples, a octanagem é a medida da resistência da gasolina à ignição espontânea na câmara de combustão. Com uma octanagem mais elevada, é possível que os motores operem com taxas de compressão maiores, resultando em uma maior eficiência do motor.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.