Real ou mito? Gasolina aditivada dura mais no tanque de combustível?

28/11/2023 às 19h39

Imagem PreCarregada
Gasolina (Foto: Reprodução/Internet)

Quando o assunto é abastecer o tanque do carro, existem várias crenças populares sobre a qualidade e longevidade do combustível. Uma dessas ideias é a convicção de que a gasolina aditivada possui uma vida útil mais longa que a gasolina comum.

Na realidade, ambas têm a mesma validade no tanque, porém há outro tipo de gasolina que pode durar consideravelmente mais.

Um fato crucial para o motorista é que a gasolina tem um prazo de validade. Tanto a aditivada quanto a comum têm uma validade de cerca de três a quatro meses. Após esse período, o combustível começa a perder suas propriedades. A durabilidade é a mesma, mesmo quando se trata da aditivação feita pelo próprio condutor.

Assim, aqueles que buscam uma gasolina mais duradoura precisam deixar de abastecer com as versões comuns ou aditivadas e começar a usar a gasolina premium.

Atualmente, no mercado brasileiro, é possível encontrar gasolina premium com três marcas diferentes: a Podium, da Petrobras, a Octapro, da Ipiranga, e a Shell R, da Shell. Elas têm uma durabilidade entre oito e dez meses.

Leia também:

Gasolina Aditivada tem um segredo:

Gasolina Aditivada tem seus segredos (Foto: Reprodução)

Gasolina Aditivada tem seus segredos (Foto: Reprodução)

NOTÍCIAS Coca-Cola abre 239 vagas de emprego: cargos não exigem experiência e aceitam diferentes níveis de escolaridade

Devido à sua longevidade superior, a gasolina premium também é recomendada para os reservatórios de partida a frio dos carros flex. Geralmente, são os modelos mais antigos que possuem essa tecnologia.

Gasolina Premium: Apesar de não ser o tipo de combustível mais utilizado no Brasil, a gasolina premium contém aditivos presentes na gasolina aditivada que auxiliam na conservação e limpeza do motor.

O que a diferencia das outras é principalmente a octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas, a premium possui 91 octanas.

Em termos simples, a octanagem é a medida da resistência da gasolina à ignição espontânea na câmara de combustão. Com uma octanagem mais elevada, é possível que os motores operem com taxas de compressão maiores, resultando em uma maior eficiência do motor.

Combustível
Destaque
gasolina
Gasolina aditivada
Notícia
Notícias

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.