Clima Seco

Urgente! Qualidade do Ar RUIM em São Paulo e mais 2 cidades brasileiras são divulgadas

12/09/2024 às 12h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
São Paulo e mais duas cidades brasileiras com qualidade do ar ruim (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Cuidados redobrados com a saúde nestes municípios brasileiros

Todo mundo está sabendo que a cidade de São Paulo está liderando o ranking da qualidade do ar mais ruim do mundo. Fato é que uma plataforma Suíça divulgou dados alarmantes e mais 2 cidades brasileiras estão nas mesmas condições chocantes.

A semana está sendo marcada por um clima seco intenso, isto por conta das altas temperaturas nos termômetros e em reflexo dos incêndios que aconteceram nas últimas semanas. Sendo assim, a dispersão de fumaça se intensifica em diversas regiões.

Qualidade do ar em São Paulo é muito ruim e exige atenção (Foto: Reprodução/ Fábio Vieira/ FotoRua/ Estadão Conteúdo)
Qualidade do ar em São Paulo é muito ruim e exige atenção (Foto: Reprodução/ Fábio Vieira/ FotoRua/ Estadão Conteúdo)

Segundo recentes dados divulgados por plataformas internacionais de monitoramento em tempo real da qualidade do ar, algumas localidades das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil apresentam níveis bem abaixo do normal e considerados nocivos à saúde.

Na última terça-feira, 10 de setembro, a cidade de São Paulo registrou o pior índice de qualidade do ar entre as metrópoles monitoradas em tempo real pela IQAir, superando grandes metrópoles do globo. De acordo com o estudo, os níveis de poluição elevados na capital paulista se devem a diversos fatores.

Dentre eles, as atribuições da péssima qualidade do ar se devem aos seguintes fatores: emissões veiculares, poluição por ozônio e a chegada de uma grande nuvem de fumaça oriunda de incêndios no norte do Brasil, conforme apontou a IQAir.

LEIA TAMBÉM:

Nível da qualidade do ar em São Paulo nos termômetros (Foto: Reprodução/ Internet)
Nível da qualidade do ar em São Paulo nos termômetros (Foto: Reprodução/ Internet)

São Paulo vem enfrentando, desde o último final de semana, uma combinação de calor extremo e alta poluição do ar. As temperaturas elevadas entre 35°C e 37°C ainda classificam a qualidade do ar como “muito ruim”.

Já segundo previsão recente do Climatempo, o atual clima seco deve continuar até a segunda quinzena de setembro, com mínimas entre 16°C e 21°C e máximas de até 35°C. A umidade do ar deverá permanecer abaixo de 20%.

É essencial que todos paulistanos tomem os devidos cuidados, dentre eles com a hidratação e a saúde respiratória. O Climatempo traz a boa notícia aguardada, com uma mudança climática esperada para o domingo (22), pois virá uma frente fria que pode causar queda de temperatura e chuvas no dia seguinte (23).

Cidade de Porto Velho, Rondônia (à esquerda) e Rio Branco, Acre (à direita) com poluição e ranking de péssima qualidade do ar (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
Cidade de Porto Velho, Rondônia (à esquerda) e Rio Branco, Acre (à direita) com poluição e ranking de péssima qualidade do ar (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Quais são as duas cidades com qualidade de ar ruim?

Além da metrópole de São Paulo, as cidades de Porto Velho, em Rondônia, e Rio Branco, no Acre estão com a qualidade do ar bastante ruim, segundo dados divulgados pela plataforma suíça IQAir. Ambos municípios tiveram alertas de emergência emitido aos moradores.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.