O filiado do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva vem realizando inúmeras mudanças, contudo algumas em especial vem chamando bastante a atenção dos brasileiros, principalmente por serem boas. Recentemente, o presidente soltou um comunicado oficial e decidiu dar inicio ao novo projeto, que afetará aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Climão! Casares, presidente do São Paulo, depõe em CPI do Senado e manda recado para Textor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governo Lula faz mudanças e afeta aposentados do INSS
Bateu o martelo! Flamengo encaminha venda de Fabrício Bruno para clube internacional: “R$ 83 mi”
Desde que o governo Lula assumiu, o tempo médio de concessão de benefícios pelo INSS apresentou variações significativas. Depois de atingir 66 dias em janeiro, o número chegou a cair para 61 dias em abril, mas voltou a subir para 68 dias em julho. Entretanto, a partir do segundo semestre de 2022, a situação começou a melhorar.
Veja agora as tendências de unhas para o inverno 2024 e escolha a sua cor de esmalte favorita
LEIA TAMBÉM!
Decreto do Presidente Lula define nova data de pagamento para idosos do INSS (Imagem Reprodução Adriano Machado)
É oficial! Idosos têm direito a mais de 9 benefícios e isenções garantidos por lei; veja quais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, o prazo médio fechou o ano passado em 47 dias e se manteve estável até março de 2023, quando finalmente atingiu o patamar constitucional de 45 dias. Sendo assim, técnicos do Instituto avaliam que o cumprimento do prazo constitucional em meados de 2020 foi um efeito da pandemia de COVID-19. Naquele período, com a redução da demanda por serviços, o número de requerimentos de benefícios ficou dentro do limite estabelecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo assim, à medida que a população voltou aos seus afazeres normais, a demanda por benefícios voltou a crescer, e o INSS não conseguiu acompanhar o ritmo. Entre 2021 e 2022, o tempo médio de concessão chegou a superar os 100 dias em determinados momentos, ficando muito distante do prazo constitucional.
É importante deixar claro, que desde o início do governo Lula, a diminuição do tempo médio de concessão de benefícios tem sido uma prioridade. Tanto o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, quanto o ministro da Previdência, Carlos Lupi, têm divulgado ações e estratégias para alcançar essa meta. Por isso, o governo percebeu que, embora haja uma demanda popular forte pela redução das filas do INSS, não é possível zerar completamente esse problema.
E agora? Clientes do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa se preocupam com alterações na conta poupança
Lula toma decisão final sobre mudanças no benefício (Foto: Ton Molina/NurPhoto/Getty Images)
Governo garante +1 benefício especial para os idosos e passagens 100% gratuitas ficam disponíveis