Martelo foi batido hoje (23)! Projeto assinado por Lula entra em vigor e afeta aposentados do INSS
23/05/2024 às 12h30
O filiado do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva vem realizando inúmeras mudanças, contudo algumas em especial vem chamando bastante a atenção dos brasileiros, principalmente por serem boas. Recentemente, o presidente soltou um comunicado oficial e decidiu dar inicio ao novo projeto, que afetará aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Climão! Casares, presidente do São Paulo, depõe em CPI do Senado e manda recado para Textor
Governo Lula faz mudanças e afeta aposentados do INSS
Bateu o martelo! Flamengo encaminha venda de Fabrício Bruno para clube internacional: “R$ 83 mi”
Desde que o governo Lula assumiu, o tempo médio de concessão de benefícios pelo INSS apresentou variações significativas. Depois de atingir 66 dias em janeiro, o número chegou a cair para 61 dias em abril, mas voltou a subir para 68 dias em julho. Entretanto, a partir do segundo semestre de 2022, a situação começou a melhorar.
Veja agora as tendências de unhas para o inverno 2024 e escolha a sua cor de esmalte favorita
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
É oficial! Idosos têm direito a mais de 9 benefícios e isenções garantidos por lei; veja quais
Para quem não acompanhou, o prazo médio fechou o ano passado em 47 dias e se manteve estável até março de 2023, quando finalmente atingiu o patamar constitucional de 45 dias. Sendo assim, técnicos do Instituto avaliam que o cumprimento do prazo constitucional em meados de 2020 foi um efeito da pandemia de COVID-19. Naquele período, com a redução da demanda por serviços, o número de requerimentos de benefícios ficou dentro do limite estabelecido.
Mesmo assim, à medida que a população voltou aos seus afazeres normais, a demanda por benefícios voltou a crescer, e o INSS não conseguiu acompanhar o ritmo. Entre 2021 e 2022, o tempo médio de concessão chegou a superar os 100 dias em determinados momentos, ficando muito distante do prazo constitucional.
É importante deixar claro, que desde o início do governo Lula, a diminuição do tempo médio de concessão de benefícios tem sido uma prioridade. Tanto o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, quanto o ministro da Previdência, Carlos Lupi, têm divulgado ações e estratégias para alcançar essa meta. Por isso, o governo percebeu que, embora haja uma demanda popular forte pela redução das filas do INSS, não é possível zerar completamente esse problema.
E agora? Clientes do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa se preocupam com alterações na conta poupança
Governo garante +1 benefício especial para os idosos e passagens 100% gratuitas ficam disponíveis
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉