Ser professor no Brasil não é nada fácil, seja pela falta de amparo na profissão, quanto uma péssima notícia que chegou aos profissionais de educação referente ao salário que recebem na categoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo uma pesquisa feita pelo ‘Movimento Profissão Docente’, o salário dos professores das redes estaduais do Brasil, tem pouquíssimas possibilidade de aumento conforme os anos em sala de aula.
+Avião, carros, dízimos retidos e prédio de R$ 260 milhões: Valdemiro sofre com penhoras na Justiça
Embasada em informações coletadas das secretarias estaduais de educação, em setembro de 2022, a pesquisa revela que o salário dos professores, desde o tempo que começaram a atuar na profissão, até o último ano de trabalho, aumenta apenas 50% em relação ao salário inicial.
Professora em sala de aula escrevendo no quadro negro (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
A desvalorização dos salários dos professores brasileiros se deve, principalmente, à falta de valorização da categoria quanto em relação a escassez de políticas que reconheçam os avanços acadêmicos do professor.
+Triste: Empresa tradicional e antiga do mercado confirma falência devastadora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, nem a formação do profissional, os cursos de especialização, e as pós-graduações, por exemplo, garantem uma melhoria significativa em quanto o professor ganha todos os meses nas redes estaduais do Brasil.
Apesar de ter sido criado um piso salarial dos professores no ano de 2008, as pesquisas mostram que o salário deles até vem evoluindo, mas durante toda sua trajetória em salas de aula, o aumento recebido não acontece da maneira que se espera a longo prazo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa feita pelo ‘Movimento Profissão Docente’, ainda apura que dos 26 estados brasileiros, somente 19 deles apresentaram uma possível evolução salarial de até 50%, sendo o maior valor encontrado em toda pesquisa realizada, porém, a amplitude do salário é em média na casa dos 48%.
Professores tem pouco aumento no piso salarial da categoria ao longo da carreira (Foto: Reprodução/ Internet)
+PROIBIDÃO: Governador gera banimento do TIKTOK em Estado e o motivo é INACREDITÁVEL
Qual é o piso salarial mínimo de um professor brasileiro?
Atualmente, o piso salarial de um professor da educação básica da rede pública é de R$ 2.886,24 (dois mil oitocentos e oitenta e seis reais e vinte e quatro centavos).