Deu ruim: Procon notifica Jeep por causa de denúncias envolvendo modelo da Renegade; Entenda a reclamação
06/06/2023 às 12h03
Os donos de um dos carros mais populares da marca estão com problemas em seus veículos e resolveram realizar a denúncia
Os proprietários do Jeep Renegade tiveram problemas com câmbio desde 2021. Por conta disso, o Procon de Minas Gerais está apurando uma “suposta prática infrativa consistente em contaminação do câmbio automático do veículo Jeep Renegade”.
A reclamação dos donos do carro é que, após um tempo de uso, o câmbio automático tinha uma peça que travava ou quebrava e precisava ser trocava.
Além do perigo de um acidente que isso pode causar, os consumidores da Jeep Renagade informaram que o valor que eles gastaram para arrumar poderia chegar à R$6 mil.
O Procon SP também tinha recebido reclamações e, nesse caso, o Ministério Público foi envolvido e é parte de uma ação com 22 reclamações em outro modelo da marca, o Compass.
A Stellantis, fabricante da Jeep, negou as acusações de seus carros apresentarem problemas de fábrica e alegou que as falhas eram causadas pelos usuários do veículo que não realizam a manutenção correta.
LEIA TAMBÉM:
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
● Projetor no seu bolso com um destes simples Aplicativos para Celular
● Descubra hoje mesmo se o seu Celular está Grampeado e previna-se com esse app
Ao final do relatório, o Procon chegou à conclusão que o problema foi causado por um fluido de arrefecimento que é diferente do da fábrica, com um aditivo não recomendado.
Contudo, o órgão orientou a Stellantis a deixar informações sobre a manutenção do carro de forma mais clara no manual de instrução.
Resposta da montadora
Em comunicado, a montadora se manifestou e deu sua versão das acusações:
“Oferecemos produtos reconhecidos e premiados, com engenharia, desenvolvimento e qualidade globais, e que já receberam várias premiações nacionais e internacionais, além de serem vencedores em muitos comparativos na imprensa especializada. Não existem vícios de produto, problemas crônicos ou falhas de projeto. Quaisquer dúvidas, sugerimos que os clientes procurem nossas concessionárias credenciadas ou os canais oficiais de atendimento.”, disse a Stellantis em nota.
Procon MG
O Procon MG pede para os proprietários do Jeep Renegade com motor flex e câmbio AT6 que apresentaram problemas entre em contato com a Instituição.
Um e-mail foi disponibilizado, [email protected], e quem se sentiu lesado pela empresa por esse motivo pode informar o Procon até o dia 20 de julho de 2023.
Vale ressaltar que no corpo do e-mail o proprietário tem que informar o modelo do veículo, onde foi realizado o reparo, se foi pago algum valor e a data.
Caso o reparo não tenha sido em concessionária autorizada, o proprietário pode enviar a nota fiscal do serviço realizado.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.