O abono salarial do PIS/PASEP para aqueles que estiveram empregados durante o ano de 2022 será concedido em 2024. O montante do benefício é diretamente proporcional ao período em que o empregado trabalhou no ano de referência. Continue lendo para compreender os montantes e o procedimento de solicitação.
A Caixa Econômica Federal efetuará o pagamento do benefício PIS aos funcionários do setor privado, enquanto o Banco do Brasil realizará os pagamentos do Pasep para os servidores públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PIS/Pasep surpreende trabalhadores (Foto: Reprodução/Internet)
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
O abono é destinado aos trabalhadores que auferem, em média, até dois salários mínimos; Além disso, é necessário estar inscrito no programa por um período mínimo de cinco anos; A remuneração varia de acordo com o tempo de serviço com carteira assinada no ano-base de cálculo; Para determinar o valor a ser recebido, o funcionário deve dividir o salário mínimo por 12; Em seguida, esse valor será multiplicado pelo número de meses em que o trabalhador desempenhou suas funções naquele ano; Para que um mês seja considerado, é preciso que o trabalho tenha sido exercido por, no mínimo, 15 dias; Aqueles que laboraram durante todos os doze meses receberão um salário mínimo; Vale ressaltar que o salário mínimo será ajustado no próximo ano; Assim, os trabalhadores receberão o valor atualizado.
LEIA TAMBÉM!
Montante do benefício PIS/PASEP em 2024 O benefício PIS/PASEP deve apresentar um incremento em seu valor no ano subsequente. Essa possibilidade surge devido ao planejamento do Governo Lula de elevar o salário mínimo de 2024 para R$ 1.421.
Com a previsão de reajuste, o pagamento relativo ao ano-base de 2022, cujo cronograma está atrasado, pode superar as expectativas até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com os novos montantes, os trabalhadores poderão desfrutar de um aumento de 7,65% em relação ao salário mínimo nacional de 2023, que foi estabelecido em R$ 1.320.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE