PRESENTÃO: IDOSOS ficam isentos de pagar estas 4 dívidas: não pague!

01/07/2024 às 10h00

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Idosos em comemoração (Imagem Reprodução Canva)

Em meio a incertezas econômicas, os idosos brasileiros acima de 60 anos têm enfrentado desafios singulares no gerenciamento de suas finanças.

Recentemente, uma notícia promissora surgiu: a Lei do Superendividamento oferece a esse grupo a chance de eliminar certas dívidas, reduzindo consideravelmente a tensão sobre seus orçamentos. Informações da Revista dos Benefícios.

Funcionamento da Lei do Superendividamento

A Lei do Superendividamento, fruto de uma colaboração entre o Governo Federal e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), tem como objetivo salvaguardar os mais vulneráveis, como os idosos, contra encargos e juros excessivos.

Notícias Inicie o mês de Julho com o pé direito! Simpatia com 1 tempero da culinária que atrai PROSPERIDADE financeira

LEIA TAMBÉM:

Idosos têm menos uma preocupação (Foto: Reprodução/ FreePik)

Idosos têm menos uma preocupação (Foto: Reprodução/ FreePik)

A legislação impõe normas para controlar a concessão de empréstimos consignados a esses cidadãos, além de possibilitar a renegociação de dívidas de consumo vinculadas a entidades financeiras.

Critérios para obter o benefício
Para usufruir dos benefícios da lei, os idosos precisam cumprir certos requisitos nas finanças. É essencial que possuam renda insuficiente para o pagamento das dívidas acumuladas.

Ademais, as dívidas devem estar atreladas a despesas essenciais, como contas de serviços básicos – água, eletricidade, telefone e gás – e não devem ser oriundas de atos de má-fé ou fraude. Ressalta-se que débitos como impostos, multas de trânsito e outros encargos fiscais não são abrangidos por esta lei.

As quatro dívidas elegíveis para perdão idosos

Segundo a Lei do Superendividamento, idosos brasileiros acima de 60 anos podem ter quatro tipos de dívidas específicas perdoadas:

1. Contas de Serviços Públicos
Dívidas de contas de água, luz, telefone e gás podem ser renegociadas se o idoso comprovar incapacidade de pagamento.

Lei do Superendividamento permite brasileiros quitar as dívidas (Imagem Reprodução Internet)

Lei do Superendividamento permite brasileiros quitar as dívidas (Imagem Reprodução Internet)

2. Boletos e Carnês de Consumo
Débitos de compras e serviços de empresas podem entrar no processo de renegociação se estiverem ligados a necessidades básicas.

Dia chuvoso e frio: Vidros do carro podem ser desembaçados com essas dicas úteis HOJE (01)

3. Empréstimos Bancários e Financiamentos
Empréstimos de bancos e instituições financeiras também podem ser renegociados, desde que relacionados a despesas de consumo.

4. Crediários e Parcelamentos
Dívidas de compras a prazo em lojas, supermercados e outros comércios podem ser incluídas na Lei do Superendividamento.

É vital destacar que, apesar da possibilidade de perdão de juros e taxas, o montante principal da dívida deve ser quitado pelo idoso com mais de 60 anos. Assim, a lei serve como um mecanismo de alívio, reduzindo consideravelmente o encargo financeiro desses cidadãos.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.