O preço do Uber aumenta de acordo com a bateria do seu celular: Mito ou verdade?

12/04/2024 às 13h38

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Motorista da Uber exercendo o seu trabalho (Foto: Bloomberg/Bloomberg)

A explicação pelo fato do aumento inesperado nos preços das corridas no Uber

Muitos usuários acreditam que aplicativos de transporte como Uber aumenta o seu valor de acordo com o nível da bateria do celular, que quanto mais baixo a bateria, mais cara fica a viagem. Porém, representantes da empresa fizeram um comunicado para esclarecer de uma vez por todas que não é nada disso.

Tempos atrás, um perfil no TikTok fez uma comparação do valor do trajeto em aplicativos como a Uber e 99 em um celular carregado e outro com pouca carga. No vídeo, os percursos nos aparelhos quase descarregados sempre ficavam mais caros.

+ Novo radar irá multar mesmo que você respeite os limites de velocidade; entenda essa situação

O conteúdo acabou reforçando a crença popular de que as empresas sabem o nível de bateria dos aparelhos e cobram taxas maiores de quem está com pouca carga. Mas, as companhias negaram a informação.

Ainda de acordo com as duas empresas, para calcular o valor da rota, o aplicativo leva em consideração alguns fatores: distância entre o ponto de partida e o de chegada, quantidade de motoristas disponíveis, trânsito, tempo para completar o percurso e distância entre o usuário e o motorista mais próximo.

LEIA TAMBÉM:

Assim, está totalmente descartada a possibilidade de um aumento no preço de acordo com a bateria do celular.

No seu vídeo, o tiktoker jeannascimnto.real mostra que está à noite e que ele tenta chamar carros da Uber e 99. Com diferença de minutos, os valores das viagens dobram, e o único fator diferente é o celular estar carregando ou não.

+ Descubra agora quanto tempo demora para que o cadastro do Bolsa Família seja aprovado

Porém, no final do vídeo, Jean pode ter dado uma explicação para o fato: motoristas não costumam aceitar corridas muito baratas. Nesse sentido, ele estava esperando há mais de uma hora por um veículo.

Dessa forma, muitos acreditam que cobrar mais caro é uma forma da Uber e 99 convencerem o motorista a aceitar o trajeto e atender o usuário.

Esses aplicativos podem condenar à bateria do seu celular (Foto: iStock)

Celular com a bateria descarregando (Foto: iStock)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.