Apesar dos depósitos do abono salarial serem finalizados esse mês, os valores estarão disponíveis por um ano para os brasileiros
A Caixa Econômica e o Banco do Brasil finalizaram o pagamento do benefício aos trabalhadores do PIS/PASEP nesse mês, nesse ano mais de 22 milhões pessoas sacaram seus valores.
+Durante Domingão com Huck, Xuxa chama Marlene Mattos de bruxa e empresária responde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PIS/PASEP Abono Salarial (Foto: Reprodução/ Jeane de Oliveira Fotografia/ pronatec.pro.br)
Apesar disso, há milhares de pessoas que ainda possuem direito de levantar o dinheiro, que ainda ficará disponível até o final do ano.
O saque do PIS/PASEP é um direito dos trabalhadores do setor público e privado, que dá direito ao valor adicional proporcional aos meses trabalhados no ano base do pagamento, nesse caso em 2021.
LEIA TAMBÉM!
Ou seja, se a pessoa trabalhou um mês em 2021, ele terá direito de receber 1/12 do de R$1.320 (R$110), que é o piso nacional.
Requisitos do PIS/Pasep
Para ter direito à esse abono, é necessário cumprir esses requisitos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Estar com os dados corretos na RAIS/e-Social enviado pelo empregador;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, recebendo até dois salários mínimos mensais, em média.
+Você sabia? Os 9 alimentos que destroem sua saúde segundo especialista; descubra os vilões
Vale ressaltar que não têm direito aos repasses os trabalhadores rurais empregados por pessoa física, contratados por pessoa física, empregados por pessoa física equiparada a jurídica e profissionais autônomos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante a ser ressaltado é que quem não sacar o dinheiro de seu direito até dezembro desse ano, ainda terá direito para sacá-lo, no prazo de cinco anos, mas para isso, será necessário um recurso administrativo no Ministério do Trabalho e Previdência.
Consulta do valor
Para o trabalhador saber o valor que está disponível é só acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para quem tem conta na Caixa Econômica Federal o valor é disponibilizado automaticamente.
Brasileiros ainda não sacaram o pagamento (Foto: Reprodução/Internet)
Para os demais trabalhadores do setor privado, é possível verificar através do aplicativo do Caixa Tem e para o setor público, o Banco do Brasil que realiza os pagamento, através de depósito em conta corrente ou poupança ou através do portal Gov.br.