Motoristas brasileiros podem ganhar prazo maior para renovar a carteira de habilitação após vencimento
30/05/2023 às 14h10

Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados visa mudar o prazo dos condutores de veículos renovarem a CNH
Ter a carteira de motorista é um sonho de muitos brasileiros, mas é necessário atentar-se às burocracias para mantê-la dentro dos parâmetros legais exigidos.
Um dos exemplos para isso é prestar atenção na data de vencimento de sua CNH, o prazo para renovação vigente até então é de 10 anos e a Lei prevê o prazo de 30 dias após o vencimento para renová-la.

Prazo para renovar carteira de motorista vencida pode ficar maior (Imagem Reprodução Internet)
No entanto, um projeto Lei (PL), aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados tem como objetivo aumentar esse prazo para renovação para 60 dias.
O deputado Bruno Ganen, (Pode SP), justificou a linha de pensamento dos deputados ao aprovar o projeto. “Ao estender o prazo para 60 dias estaremos dando uma folga para que os condutores possam organizar melhor o seu tempo para realizar os novos exames de aptidão física e mental”.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
+Atenção: Novos grupos recebem duplicado nessa semana pelo INSS; Saiba quem são essas pessoas
O texto do Projeto está em fase de conclusão, mas precisa passar por mais alguns passos para ser aprovado, como a análise da Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJ) da casa.
Após esse trâmite, se aprovado, passará pelo Senado antes de ser sancionado ou vetado pelo Presidente da República.

Prazo para renovar carteira de motorista vencida pode ficar maior (Imagem Reprodução Internet)
Punição por ter CNH vencida
Os brasileiros que possuem carteira de motorista podem pedir a renovação da CNH 30 dias antes de seu vencimento.
Caso a pessoa que está com o documento vencido seja pega pelas autoridades, a pena é de multa no valor de R$293,47, além de 7 pontos na carteira, por ser tida como infração gravíssima.
Vale ressaltar que hoje em dia é possível ter o documento digital que fica disponível em 3 dias no Carteira Digital de Trânsito (CDT), enquanto a física é entregue em até 14 dias no endereço cadastrado.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.