Posso me aposentar pelo INSS mesmo sem ter a contribuição mínima exigida?
25/03/2023 às 10h22
Aposentadoria é um sonho para muita gente
Afinal, após vários anos dedicados ao trabalho, dar entrada no benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode causar uma segurança e certeza de dias melhores, pois você não precisará mais se preocupar com o trabalho.
Porém, com a alta da inflação, muitos aposentados não conseguem parar de trabalhar mesmo já recebendo o benefício do INSS.
SAIBA MAIS! Estrela da Globo confirmou que se arrependeu de ter participado de novela e detona: “Ficou incompleto”
Com isso, acabam se dedicando a atividades autônomas para complementarem a renda. O fato é que ser aposentado já ajuda bastante nos gastos mensais, mesmo que a aposentadoria seja de um salário mínimo.
Acontece que a maior preocupação de algumas pessoas é que para dar entrada em uma aposentadoria é necessário que o trabalhador tenha contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Também é necessário cumprir algumas exigências, como a idade mínima para solicitar o benefício que agora é feito tudo pela web, no site do INSS.
Apesar disso estar estabelecido, uma questão que pode ser questionada é: será que há casos onde é possível se aposentar mesmo não contribuindo por todo esse tempo?
Bem, a resposta é bem simples: sim. Se o segurado não tiver cumprido o tempo de contribuição necessário, é possível procurar outras formas para a aposentadoria, levando em consideração cada situação.
TIPOS DE APOSENTADORIAS
Além da aposentadoria por idade, por tempo de contribuição ou especial, é possível se aposentar em outras modalidades.
Pensão por morte por exemplo, é quando o provedor da casa que contribuía mensalmente para o Instituto Nacional do Seguro Social acaba falecendo, é possível o cônjuge receber o benefício, além dos filhos de até 21 anos de idade.
Já a aposentadoria rural, é dedicada aos trabalhadores com a condição de trabalhador rural. Mesmo não tendo a contribuição de 15 anos, existem outros meios de provar que sempre trabalhou em atividades no campo.
A aposentadoria por invalidez previdenciária, é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer função, e que também não possa ser reintegrado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS. Essa situação pode vir à tona devido a uma doença ou acidente.
E QUEM NUNCA CONTRIBUIU?
Por fim, não se trata de uma aposentadoria, mas o cidadão que não contribuiu para a previdência social, o LOAS (Benefício de prestação Continuada) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!