População brasileira recebe ÓTIMA notícia sobre a conta de luz
06/08/2023 às 14h03

Uma boa notícia foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que pode trazer alegria para a população brasileira. Ele anunciou que o valor da conta de luz irá baixar, e também mencionou a redução gradual da participação de usinas termelétricas a óleo na matriz energética do Brasil, o que resultará em uma diminuição de 1,5 milhão de toneladas de carbono (CO2) emitidas até 2030.
O anúncio foi feito durante uma visita do ministro a Parintins (AM), onde ele esteve com o presidente Lula para relançar o programa Luz para Todos e o Linhão de Tucuruí.
Nessa nova fase, o programa Luz para Todos beneficiará até 500 mil famílias até 2026, levando energia elétrica para áreas rurais, especialmente no norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.
Vale lembrar que as bandeiras tarifárias, que refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica, foram criadas em 2015 pela Aneel. Elas indicam o custo de produção da energia utilizada nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias. Quando o custo de produção aumenta, são acionadas as bandeiras amarela ou vermelha (patamar 1 ou 2), que resultam em custos extras para o consumidor.
AGORA: Valência e Magrão trocam farpas e clima pesa no Internacional
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu

Pessoa analisando sua conta bancária e fazendo pagamento de tarifa (Foto: Reprodução/ Internet)
A boa notícia é que a bandeira verde, que não acrescenta custos adicionais, deve permanecer acionada durante todo o ano de 2023, conforme projeções da Aneel. Isso significa que os consumidores não terão os acréscimos na conta de luz associados às bandeiras vermelha e amarela.
É importante destacar que os reajustes na conta de luz ao longo do período difícil em que o Brasil enfrentou aumento significativo foram reflexo da inflação e do maior custo das usinas termelétricas, devido ao encarecimento do petróleo e do gás natural. A diminuição desses custos e a redução da participação das usinas termelétricas trarão alívio para os brasileiros em relação à conta de luz.
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!