Órgão regulador encontra plástico em alimentos de redes de fast foods
McDonald’s e Burger King fazem o maior sucesso, sendo consolidados em sua área de atuação. Porém, os restaurantes possuem unidades espalhadas em vários países do mundo.
Acontece que as empresas número 1 no Brasil em sua área de atuação, foram notificadas pela Consumer Reports associação de defesa do consumidor dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Grande VITÓRIA: Aposentados e pensionistas do INSS receberão R$ 27 bilhões liberados pela Justiça
O motivo foi a descoberta de plástico em alimentos vendidos nos Estados Unidos nas redes de restaurantes do McDonald’s e Burger King.
Segundo a associação, em relatório divulgado na última quinta-feira (4), cerca de 84 dos 85 alimentos de supermercados e fast-foods continham substâncias com resquícios de plásticos.
LEIA TAMBÉM!
Ftalatos é um produto químico utilizado para tornar o plástico mais durável. De acordo com informações do portal Edital Concursos, as substâncias tóxicas foram encontradas nos lanches, independente do tipo de embalagem e armazenamento.
Restaurante do Burger King no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre os itens dos cardápios do McDonald’s e Burger King, foram encontrados altos níveis de ftalatos em nuggets, batatas fritas e hambúrgueres. Apesar de ser algo incomum, o órgão fiscalizador dos Estados Unidos destacou que as substâncias de plástico, não ultrapassaram os limites determinados pelas agências reguladoras.
Também foi explicado que a presença destes produtos químicos ocorre por causa da exposição em embalagens plásticas e acabam se alojando nos alimentos através de luvas usadas para o preparo, ou até mesmo por tubos e correias transportadoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de uma unidade do McDonald’s (Foto: Reprodução / Internet)
NO BRASIL TAMBÉM FOI ENCONTRADO ESSA SUBSTÂNCIA?
Ingerir um alimento com esse tipo de substância não provocará efeitos colaterais imediato, mas com o tempo isso pode causar sérios danos para a saúde, por isso o alerta do órgão.
“Esses produtos químicos funcionam no organismo de forma cumulativa e, portanto, sua exposição constante, mesmo que em pequenas quantidades, pode elevar os riscos para a saúde”, destacou o pediatra Philip Landrigan, diretor do Programa para a Saúde Pública Global e o Bem Comum do Boston College.
Porém, é sempre importante ficar atento com as recomendações do órgão fiscalizador. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por identificar esses danos.
Os restaurantes do McDonald’s e Burger King no Brasil, não tiveram esses resíduos encontrados e seguem funcionando normalmente sem reclamações do órgão fiscalizador e dos consumidores.
Os ftalatos estão por toda parte e os riscos são preocupantes (Foto: Reprodução / Internet)