Alerta para quem usa o método de pagamento diante do que vem acontecendo
Em um mundo moderno onde os pagamentos PIX ganharam força, os golpes de criminosos vem sendo aplicados virtualmente. De acordo com o Relatório de Fraude Scamscope da ACI Worldwide em parceria com a GlobalData, acredita-se que até 2027, as perdas através de transferências de valores virtualmente ultrapassem a casa dos R$ 3,7 bilhões de reais.
Os golpes do PIX fazem com que criminosos coajam usuários a fazerem as transferências para contas controladas por golpistas, e isto dificulta muito o rastreio e a recuperação do dinheiro do cidadão. Segundo o vice-presidente global de inteligência de pagamentos e soluções de risco da ACI Worldwide, Cleber Martins, um golpe está chamando atenção.
Alerta sobre novo golpe do PIX (Foto: Reprodução / Canva)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cleber Martins aponta que os criminosos estão usando técnicas variadas de engenharia social diante do convencimento de que as vítimas façam as transferências, ou seja, os criminosos fazem com estes acreditem que estão, por exemplo, fazendo um bom negócio diante de uma confiança conquistada.
Um dos golpes do PIX são referentes a clonagem de contas do aplicativo de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, onde o número clonado faz pedido em dinheiro para familiares ou amigos. Essas contas ainda usam o método comum chamado de ‘contas-mulas’, onde se dividem os valores recebidos e transfere-se o recurso do golpe.
Nova modalidade de golpe atinge brasileiros que utilizam o Pix (Imagem Reprodução Internet)
LEIA TAMBÉM!
Vale destacar que os golpistas costumam também converter o dinheiro roubado em ativos digitais, e isto complica a situação de instituições financeiras para fazer o rastreio e a recuperação dos valores. Golpes como o falso funcionário do banco que pede dados e pedidos de transferências por PIX é muito comum na atualidade também.
O que o Banco Central recomenda contra golpes?
Há golpes do falso recibo, do WhatsApp falso e muito outros. O Banco Central (BC) alerta os clientes de instituições financeiras e usuários do PIX a sempre conferirem os dados para quem estão enviando os valores, fora que eles devem averiguar a veracidade do pedido e NUNCA passarem dados pessoais por telefone, SMS, E-mail e evitando clicar em Links.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE