É mole?!
Cancelar meu PIX? Pesquisa recente traz dados bombásticos para não usá-lo NUNCA MAIS
21/08/2024 às 13h00
O PIX é uma ferramenta de transferências de valores de forma instantânea e sem cobrança de taxas bancárias. Lançado em 2020, o método de pagamento se tornou muito popular, no entanto, uma recente pesquisa traz resultados bombásticos que podem fazer o povo nadar contra a boa maré dele.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, encomendada pela Fiserv Brasil, foram revelados os motivos que fariam os usuários optarem por cancelar suas chaves PIX o quanto antes e não usarem nunca mais. Dentre elas, caso haja a cobrança de taxas de transferências, 64% dos entrevistados o abandonariam.
Como todos sabemos, o PIX é gratuito, mas muito se fala sobre possíveis cobranças de taxas futuras por transferências, fator que não está nos planos do Banco Central (BC) até então. Portanto, um dos principais motivos que fariam essa transferência instantânea cair por terra, é caso um valor seja cobrado por operação.
O PIX veio para quebrar o sistema de instituições financeiras no Brasil que cobram altas taxas de juros para fazer simples transferências entre contas bancárias. A pesquisa ainda trouxe a revelação que outros 38% de usuários do método entrevistados, abandonariam ou cancelariam o PIX caso caíssem em um golpe.
Outros 37% dos entrevistados reportaram que deixariam de usar o PIX e o cancelariam se perdessem a confiança. Ou seja, o estudo aponta que a segurança dessa modalidade de pagamentos em tempo real e transferência gratuitas são fundamentais para o sucesso da criação do Banco Central.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Banco Central para o PIX pelo celular começam em breve; prepare-se
● Nova decisão faz bancos emitirem alerta de golpe do PIX e vai atingir em cheio os brasileiros
● Novo aviso do Banco Central sobre o PIX surpreende os brasileiros; veja
O estudo foi realizando entre os dias 04 e 24 de junho de 2024, portanto, os dados são bem frescos. A pesquisa fez a entrevista com 2.020 pessoas. Na apuração de opinião, houve destaque para 53% de mulheres entrevistadas e 50% de pessoas entre os 16 e mais de 50 anos, das classes sociais D e E.
Como será a transferência por PIX automático 2025?
Essa nova função, prevista para lançamento em junho de 2025, dará a possibilidade do usuário do PIX em não se preocupar com as contas de valores recorrentes, podendo programar para que os valores sejam transferidos todos os meses, sem necessidade de acessar e fazer o processo de pagamento novamente.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.