A notícia divulgada sobre o PIX causa preocupação nos brasileiros
Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.
Com o PIX é possível transferir o dinheiro que está na conta instantaneamente. Lançado em 2020, o novo modelo poderá ter novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Qual o melhor mês para trocar de iPhone? Levantamento mostra época ideal para conseguir descontos
O PIX Parcelado é uma alternativa que está sendo estudada, de acordo com informações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou já estar conversando com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o assunto.
O parcelamento inclusive, foi um dos temas discutidos em uma recente reunião entre Campos Neto e Haddad no final de março, que acredita que a modalidade possa melhorar as condições de crédito para os seus usuários e também trazer mais competitividade ao país.
LEIA TAMBÉM!
“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo PIX que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”, declarou Haddad em suas redes sociais.
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda do Governo Federal e Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central estudam lançar o Parcelamento do Pix (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO VAI FUNCIONAR?
Várias instituições já ofertam o PIX parcelado para os seus clientes, como é o caso do Nubank. Porém, o que ocorre é que não há, ao menos até o momento, uma padronização desse parcelamento.
Sendo assim, cada banco é livre para cobrar os encargos e tributos que desejar, e deve-se destacar que há cobranças para essa modalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela funciona da seguinte forma: o cliente da instituição que tem esse serviço disponível pode fazer um PIX sem ter o saldo disponível em conta, ao optar pelo parcelado.
Com isso, a instituição repassa o valor para a conta do destinatário, que recebe a quantia na hora. Porém, ao cliente, responsável por escolher parcelar o valor, é cobrado, como se fosse um empréstimo.
Assim, com o desejo do Governo, o PIX parcelado poderá ser padronizado no país. Porém, não se sabe ainda quando isso ocorrerá e por isso está assustando os brasileiros.
É que ao mesmo tempo em que irá ajudar o usuário em um momento de sufoco, se não for controlado, poderá acarretar em mais dívidas.
PIX Parcelado promete revolucionar (Foto: Reprodução / Internet)