COMUNICADO

PIX “Cortado” e adeus do cartão de crédito: 2 alertas do Banco Central cai como uma bomba para todos os brasileiros

28/07/2024 às 13h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
PIX, Banco Central e cartões de crédito (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

2 alertas do Banco Central cai como uma bomba para todos os brasileiros e envolve o PIX “cortado” e o adeus do cartão de crédito

O Banco Central é uma autarquia federal, que possui autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira. Ele tem como objetivo assegurar a estagnação de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência de todo o sistema financeiro, suavizando o nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

Ocorre que o Banco Central cravou o fim do pagamento número 1, mas não perdeu tempo e já convocou um substituto à altura. Segundo informações do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, o cartão de crédito deve acabar em um período não tão distante.

“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse Campos Neto.

A declaração foi dada em um evento realizado no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ele também revelou que o BC estuda fazer mudanças na utilização do cartão de crédito, o maior responsável pelas dívidas no Brasil.

“Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”, afirmou. “A ideia é substituir o cartão de crédito físico para o que hoje já é utilizado, o celular, com transações feitas pela carteira digital e aplicativos. A grande transformação é o Open Finance”, diz ele.

LEIA TAMBÉM:

“Elas [bandeiras] estão em uma situação um pouco complicada neste momento, porque precisam criar um sistema de mecanismo que tenha repasse de valores em tempo zero”, explica. Desta forma, o vendedor receberia os pagamentos instantaneamente, seguindo a proposta do PIX.

“Embora elas tenham bastante tradição no mercado, agora têm que provar que conseguem fazer algo melhor”, conclui Roberto Campos Neto de acordo com informações do portal Folha Financeira.

Banco Central diz que uso de cartão de crédito deve cair (Imagem Reprodução Internet)

Cartões de crédito (Foto: Reprodução / Canva)

FIM DO PIX?

Ocorre que o PIX é o atual método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros e um alerta sobre ele emitido pelo Banco Central pegou todos de surpresa. Milhões de transações estão correndo o risco de corte e o presidente do BC trouxe todos os detalhes que preocupa os cidadãos.

Os últimos anos marcaram pela renovação da forma como pagar, deixando mais rápida e prática. O fato de ter máquina por aproximação, estabelecimentos aceitando as transferências instantâneas e o cartão digital deixou tudo muito mais facilitado.

Porém, de acordo com informações do portal Info Money, Roberto Campos, presidente do Banco Central, afirmou que a agenda de inovações está lenta por conta da falta de investimentos. O grande problema, segundo ele, é que o orçamento passou por cortes nos últimos tempos. “O orçamento foi sendo cortado, cortado e cortado“, disse ele durante o evento da Legend Capital.

Também chegou a afirmar que o orçamento da autarquia neste ano de 2024 é de R$ 15 milhões de reais, que apesar de parecer muito, esse valor representa apenas 20% do que tinha há 5 anos atrás, por exemplo. Em seguida, Roberto Campos revelou que até mesmo o PIX está sob risco, já que não possuem garantia de que consigam fazer o método girar.

“Chega uma hora que a gente fala ‘Como vamos conseguir rodar o PIX?'”, disparou em críticas severas contra o Governo Federal. Ainda durante o evento, o presidente do Banco Central trouxe à tona a importância desse meio de pagamento para os brasileiros.

Sendo assim, qualquer alteração que o afete trará impacto no modo de vida, principalmente na compra, de milhões de brasileiros. “Recentemente tivemos um dia em que bateu 201 milhões de transações. É quatro vezes maior per capita do que na Índia, que tem um sistema mais antigo que o nosso”, finalizou Roberto Campos.

Banco Central Pix (Foto: Reprodução/ Colagem)

PIX (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL A FUNÇÃO DO BANCO CENTRAL?

Essa instituição faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões.

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central (Imagem Reprodução Internet)

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central (Foto: Reprodução / BC)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.