Você faz muitos PIX? Banco Central divulga orientação PREOCUPANTE a usuários de CELULAR HOJE (29)
29/07/2024 às 10h15
Você é aquela pessoa que mal carrega dinheiro no bolso e na carteira porque está habituado a pagar tudo no PIX? Pois bem, o Banco Central do Brasil (BC) fez questão de alertar esses brasileiros sobre essa modalidade de pagamentos em tempo real, pois uma situação preocupante vem ocorrendo.
O Banco Central alertou a quem faz PIX pelo aparelho celular e também outros dispositivos móveis, como tablet e computadores. Acontece que o número de golpes e fraudes estão sendo combatidas, com todas as armas disponíveis na tecnologia, mas os usuários precisam estar atentos também a essas situações.
Agora, o Banco Central exige que todas as instituições financeiras aprimorem seus setores de segurança na Internet e que forneça, periodicamente, orientações de como os usuários devem proteger suas transações via PIX. Com o aumento de fraudes, o BC orienta que o aplicativo do seu banco deve estar regularmente atualizado pelo usuário nas lojas virtuais.
Com as atualizações feitas, além das falhas do app bancário serem corrigidas, novas medida de segurança podem chegar até você, bem como te proteger de novas ameaças e tentativas de fraudes dos criminosos virtuais. Então se você faz muitos PIX por dispositivos móveis, a segurança tem que partir também de seus cuidados.
O Banco Central recomenda que seja feita a autenticação de duas etapas nos aplicativos bancários, garantindo uma camada extra de segurança a quem faz PIX e movimenta o saldo da conta, seja corrente ou poupança. Nessa modalidade, você recebe um código de segurança por SMS para acesso em seu celular.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Banco Central para o PIX pelo celular começam em breve; prepare-se
● Nova decisão faz bancos emitirem alerta de golpe do PIX e vai atingir em cheio os brasileiros
● Novo aviso do Banco Central sobre o PIX surpreende os brasileiros; veja
Aliás, para uma segurança maior ainda no seu PIX, o Banco Central recomenda que os usuários nunca façam ele em uma rede de Wi-Fi pública, busque sempre uma fechada ou seu próprio 4G ou 5G. Nessas redes públicas, os hackers, conhecidos como piratas da internet, podem acabar tomando dinheiro seu da conta. Seja sempre prevenido.
O que mais o Banco Central recomenda no PIX?
Além de todas dicas de segurança e prevenção a fraudes, o Banco Central destaca a importância de conferir todos os dados de quem você está fazendo um PIX antes de concluir a transação. Como essa forma de pagamento é simples, ágil e 24 horas, pode ser um problema apenas um clique errado para encaminhar dinheiro, que pode ir a um terceiro que não conheça. Confira sempre o nome e dados bancários antes de mandar a grana.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.