Embora nem todo mundo saiba, pistache é uma fruta que cresce na árvore de nome científico Pistacia Vera. Ela é conhecida por ser uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes. Assim como outras oleaginosas, o pistache contém nutrientes essenciais e auxilia na perda de peso. Além do sabor incrível e de ter se tornado uma febre mundial, ela faz bem para a saúde do coração e do intestino, entre outros benefícios.
Cabelo caindo? Resolva os seus problemas para sempre com essas vitaminas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pistache é um dos alimentos mais ricos em vitamina B6. Essa vitamina é importante para várias funções no organismo. Incluindo a regulação do açúcar no sangue e a formação de hemoglobina, a molécula responsável por transportar oxigênio para os glóbulos vermelhos. Essa fruta também pode aumentar a quantidade de potássio no corpo.
Sofre com insônia? Veja como preparar esse remédio caseiro com chá de Melissa e durma tranquilamente
Pistache faz bem para saúde?
Folha de louro no armário? Veja a verdade sobre esse ‘ritual’ milenar
LEIA TAMBÉM!
Outro ponto positivo, são os antioxidantes. Para quem não sabe, eles previnem danos às células, reduzindo o risco de doenças como o câncer. O pistache contém mais antioxidantes do que outras oleaginosas. De todas as oleaginosas, o pistache é o que tem maior quantidade de luteína e zeaxantina. Ambos são antioxidantes muito importantes para a saúde dos olhos.
Não fique de fora! Confira manicures cromadas de Natal e deixe suas unhas perfeitas esse ano
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pistache está entre as oleaginosas que possuem menos calorias. A mesma quantidade de pistache e macadâmia (28 gramas) possuem, respectivamente, 156 e 193 calorias. Ele também é rico em aminoácidos essenciais, as proteínas que precisamos ingerir. O pistache ainda contém fibras que não são digeridas pelo organismo, e acabam servindo de alimento para os micro-organismos benéficos do intestino.
É oficial! Corinthians toma decisão final e vende Felipe Augusto para clube estrangeiro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso as caracteriza como prebióticos. As bactérias boas intestinais, também chamadas de probióticos, fermentam a fibra e a convertem em ácidos graxos de cadeia curta. Isso proporciona vários benefícios à saúde. Para complementar, diversos estudos concluíram que a ingestão de pistache ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
Pistache pode trazer inúmeros benefícios para o seu dia a dia (Foto: Reprodução/Internet)
Afastado, Rodrigo Nestor segue em recuperação e é pego de surpresa com decisão do São Paulo
Além de melhorar a pressão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas. Uma revisão de vários estudos mostrou que 67% deles concluíram que o pistache reduz o colesterol ‘ruim’ LDL e aumenta o colesterol HDL ‘bom’. Por último, mas não menos importante, essa fruta também auxilia a controlar o açúcar do sangue.
Neymar expõe tratamento doloroso e choca torcedores com vídeo de lesão: “Sem dor não há cura”
Um estudo mostrou que adicionar 56 gramas de pistache a uma dieta rica em carboidratos ajuda a diminuir o açúcar no sangue após uma refeição em 20-30% em indivíduos saudáveis. Em outro estudo, pessoas com diabetes tipo 2 apresentaram uma redução de 9% no nível de açúcar no sangue em jejum após terem ingerido 25 gramas de pistache duas vezes ao dia por 12 semanas.