Caso seu PIS/PASEP não tenha caído na conta, saiba como resolver este saque com orientações da Caixa

26/06/2023 às 10h03

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
PIS/PASEP Abono Salarial (Foto: Reprodução/ Jeane de Oliveira Fotografia/ pronatec.pro.br)

Serão cerca de R$ 24,4 bilhões de reais de ivestimento neste ano de 2023 em relação ao PIS/PASEP que beneficiarão por volta de 23 milhões de trabalhadores. Mas acontece que alguns deles estranharam que o valor ainda não caiu na conta.

+Grande mudança é feita no PIX e decisão bombástica cai nas mãos do PRESIDENTE para solucionar

Para quem não sabe, o PIS (Programa de Integração Social) é direcionado a funcionários de empresas privadas e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é direcionado aos militares e servidores públicos.

+FGTS libera em Julho SAQUES para um novo grupo de pessoas e você precisa saber se tem direito AGORA

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por sua vez, são os bancos responsáveis por fazerem o pagamento do PIS/PASEP aos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM:

Trabalhador pode sacar dinheiro esquecido no PIS/PASEP (Foto: Reprodução/ Jeane de Oliveira Fotografia/ Pronatec)

Trabalhador pode sacar dinheiro esquecido no PIS/PASEP (Foto: Reprodução/ Jeane de Oliveira Fotografia/ Pronatec)

Muitos estão reclamando que não receberam os valores ainda em suas contas, portanto, você deve estar atendo as regras de eligibidade, como por exemplo, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência.

+PÉSSIMA NOTÍCIA: Titular do INSS com dívidas pode ter a aposentadoria SUSPENSA

As pessoas sofrem o grande erro de acharem que basta ter trabalhado alguns meses no ano de referência para se ter o direito ao valor na conta do PIS/PASEP, e não é bem assim. Deve-se atentar a estas regras de elegibilidade:

Primeiramente, deve-se estar inscrito devidamente nos programas do PIS/PASEP no mínimo nos últimos 5 anos; Em segundo lugar, precisa ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias consecutivos (ou não) no mínimo no último ano, em contrapartida, pelo menos 5 anos de carteira assinada (consecutivos ou não).

+INSS: Justiça toma DECISÃO com beneficiários e situação deve afetar milhões de brasileiros agora

Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho e entrada de agência da Caixa Econômica (Foto: Reprodução/ Internet)

Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho e entrada de agência da Caixa Econômica (Foto: Reprodução/ Internet)

Para receber o PIS/ PASEP há uma regra que deve se ter recebido até dois salários mínimos; e por último, não menos importante, ter todos os dados trabalhistas informados corretamente e atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O abono salarial do PIS/PASEP só dá direito ao trabalhador após cinco anos de inscrição, mesmo que já cumpra corretamente os outros requisitos necessários. Portanto, é muito importante se atentar às normas que beneficiam com o valor antes mesmo de reclamar.

Fique atento sempre aos dados da RAIS, independente da sua confiança na empresa que te emprega. Vale destacar que o PIS é depositado em conta poupança da Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP cai nas contas do BanCo do Brasil, ou seja, nunca será depositado em outro banco que você tenha conta aberta.

Logotipo do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Logotipo do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Para resolver todos os problemas quanto ao abono salarial do PIS/PASEP ainda hoje, para que venha a receber em breve ou a partir daqui a 5 anos, desde já, a Caixa e o Governo informam os critérios e você deve agir desta maneira.

+CAIU 50%: Bolsa Família gera polêmica ao pagar apenas R$ 380 de benefício; saiba o que acontece

Como resolvo estes problemas do PIS e PASEP?

Para o PIS, entre em contato com a CEF (Caixa Econômica Federal) através do Atendimento CAIXA Cidadão, no telefone gratuito: 0800 726 0207, com acesso eletrônico 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para se ter o atendimento com um atendente humano, os dias são de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Em relação aos problemas que possa ter no PASEP, ligue para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001, direcionados às capitais e regiões metropolitanas ou no tel gratuito 0800 729 0001, para interior. Ou acesse o site do BB para solucionar suas dúvidas de maneira online.

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.