Saques extras do PIS/PASEP agora permitidos! Descubra se você tem direito

22/07/2023 às 21h00

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Como receber abono salarial PIS/PASEP? (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Atenção Trabalhadores! Descubra se você tem direito ao PIS/PASEP e garanta seu abono

O PIS/PASEP é, sem dúvida, um dos mais significativos benefícios concedidos ao trabalhador brasileiro. Ele é um abono salarial voltado para os cidadãos que desempenham suas atividades laborais formalmente, isto é, aqueles que têm vínculo empregatício sob o regime CLT com a devida assinatura em sua carteira de trabalho.

+ Auxílio adicional LIBERADO para brasileiros no aplicativo CAIXA TEM

Esse benefício é pago anualmente a esses profissionais, contudo, para ter direito a tal valor, existem algumas regras estabelecidas pelo governo federal. Primeiramente, o trabalhador precisa ter sua carteira de trabalho assinada há, pelo menos, cinco anos.

+ Aposentados animados: Após o INSS pagar o décimo terceiro, o 14º salário volta em pauta e Governo se pronuncia

Outra exigência refere-se ao teto salarial do beneficiário: ele não pode ultrapassar dois salários mínimos (R$2.640, conforme a informação apresentada). Além disso, estar regularizado junto à Justiça do Trabalho e fazer suas contribuições conforme a legislação é fundamental para acessar esse abono.

LEIA TAMBÉM:

Entenda diferença:

O Programa de Integração Social (PIS) destina-se aos trabalhadores do setor privado. Ou seja, quem trabalha em empresas do setor privado tem seu abono salarial administrado e pago pela Caixa Econômica Federal. É natural que a maior parcela desses pagamentos seja gerenciada pela Caixa, visto que o setor privado engloba um vasto número de trabalhadores no país.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é voltado para os profissionais do setor público, incluindo servidores públicos. Esse abono é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Grupo de brasileiros receberá pagamento

Grupo de brasileiros receberá pagamento (Foto: Reprodução/Internet)

Como saber se tem direito ao saque?

Você pode se perguntar: “Estou apto para sacar o PIS/PASEP?” Se você se enquadra nas diretrizes mencionadas, sim, você tem esse direito. Importante frisar que os pagamentos referentes a 2023 já foram realizados. No entanto, se você se enquadrava nas exigências e por algum motivo não fez o saque, ainda é possível resgatar o valor integral.

+ Aposentados animados: Após o INSS pagar o décimo terceiro, o 14º salário volta em pauta e Governo se pronuncia

Para facilitar o acesso a essas informações, recomenda-se o download do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu dispositivo móvel. Através deste app, com seu cadastro, é possível consultar diversos benefícios disponíveis ao trabalhador, incluindo o PIS/PASEP.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.