Péssima notícia na conta de luz dada pelo diretor da Aneel para a tristeza dos brasileiros
A conta de luz terá um aumento significativo em setembro. Esse anúncio causa pânico, visto que o gasto com energia elétrica acaba impactando diversas famílias.
Acontece que a bandeira vermelha de energia é o nível mais alto de cobrança extra na conta de luz, dentro do sistema de bandeiras tarifárias instituído pela Aneel em 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse sistema tem o intuito de sinalizar as condições de geração de energia elétrica no país e seus respectivos custos.
Porém, o chefe da Aneel, Sandoval Feitosa, indicou no dia 18 de setembro de 2024, que a bandeira tarifária deve ficar entre vermelha e amarela até o fim do ano.
Ele destaca que o país está entrando em um período de maior pressão para o sistema elétrico.
LEIA TAMBÉM!
“A estimativa não fizemos ainda, mas há grande tendência de que permaneça entre amarela e vermelho até o final do ano”, disse Feitosa em um evento da FNCE.
Contudo, ele aponta que a situação atual é melhor que em 2021, quando os reservatórios estavam abaixo de 30% de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, estão em torno de 50%. A bandeira vermelha da conta de luz é composta por dois níveis de cobrança: nível 1 e limite 2.
Cada um desses níveis traz um acréscimo específico na conta de luz do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que a cobrança da bandeira vermelha, seja patamar 1 ou 2, é válida para todo o consumo realizado durante o mês de sua vigência, independentemente do horário.
Conta de luz (Foto: Reprodução / Canva)
QUAIS PRODUTOS FAZEM A CONTA DE LUZ SUBIR AINDA MAIS?
Equipamentos de áudio: No geral, eles consomem de 100 a 200 watts. Quando não estão em uso, é fácil desligá-los.
Ventiladores: Eles consomem de 6 a 40 watts. Considere usar os ventiladores com temporizadores para controlar o seu uso.
Luzes 24/7: As lâmpadas, especialmente as incandescentes, são verdadeiros vampiros de energia. Então desligue-as ou utilize um temporizador para desligamento automático. Mantenha apenas as luzes necessárias ligadas.
Televisão: As televisões consomem de 2 a 54 watts. Ajustar as configurações de energia também pode ajudar a economizar. Lembre-se de que um brilho maior da tela aumenta o consumo de eletricidade.
Ar-condicionado central: Consumindo de 3000 a 3500 watts, o aparelho é o principal responsável pela conta de luz. Então utilize o mesmo de forma eficiente e ajuste as temperaturas conforme o necessário.
Ar-condicionado é o grande vilão na conta de luz (Foto: Reprodução / FreePik)