Novidade na área: perícia médica do INSS agora irá ser realizada de forma virtual; veja como funcionará
11/04/2024 às 10h38
Processo para perícia médica irá ser feito de forma online
O Ministério da Previdência Social (MPS) do Brasil acabou anunciando uma nova abordagem para concessão dos benefícios previdenciários, usando a telemedicina para avaliações médicas pericias relacionadas a benefícios do INSS. A medida acabou sendo oficializada pela Portaria 674, e irá permitir avaliações remotas para benefícios por incapacidade permanente, incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.
O MPS planeja implementar a telemedicina gradualmente, visando a realização de 50 mil exames por mês à distância até o final do primeiro semestre do ano. Inicialmente, a prioridade irá ser para áreas com carência de médicos peritos ou longas filas de espera para avaliações médicas presenciais.
A Secretaria de Regime Geral de Previdência Social irá identificar as agências com falta de médicos peritos e as com filas de espera excessivamente longas. As portarias vão ser emitidas em breve para definir quais são as cidades que vão ter atendimento permanente por telemedicina.
O MPS planeja integrar os atendimentos remotos ao sistema Atestmed, assim permitindo aos segurados enviar laudos e atestados médicos digitalizados para análise à distância. A integração visa a redução das filas de espera para a concessão de benefícios.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+ SURPRESA NA CONTA: VERIFIQUE seu Caixa Tem! Um depósito extraordinário chega para alegrar
Um projeto-piloto que foi realizado no ano passado sugere um modelo para a perícia remota. Nesse modelo proposto, o segurado comparece a uma agência do INSS onde profissionais treinados realizam os procedimentos necessários e transmitem os dados para o médico perito à distância, que irá analisar as informações e conversar com o segurado.
Mas, ainda não foi confirmado se o modelo irá ser oficialmente adotado. A telemedicina do INSS acaba representando um avanço significativo na modernização dos serviços previdenciários, visando assim oferecer maior agilidade e acesso aos segurados, em especial em áreas com escassez de profissionais médicos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.