Rivalidade secular: Pepsi e Coca-Cola provaram forte disputa nos bastidores e uma delas venceu
28/04/2023 às 8h15
A grande rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi é secular e das mais faladas no ramo das bebidas.
A principal marca concorrente da Coca-Cola, a Pepsi, luta no mercado com a marca de refrigerante há mais de 100 anos.
Em duas ocasiões, nos anos de 1922 e 1933, a Coca-Cola fez propostas irrecusáveis para ser dona da Pepsi, mas em ambas ocasiões, a marca bateu o pé e preferiu se manter por si só.
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A rivalidade da Pepsi e da Coca-Cola chegaram até nos bastidores de Hollywood. Na década de 1950, a atriz Joan Crawford (1904-1977) se casou com o magnata que era dono da Pepsi, mas após sua morte precoce, ela se tornou uma das principais acionistas da marca americana.
Durante a produção do filme ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?‘ (1962), Joan Crawford chegou a colocar à disposição da equipe do filme uma máquina de Pepsi grátis para conquistar a simpatia da produção, já que ela era considerada geniosa.
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No entanto, sua arqui-inimiga declarada, Bette Davis (1908-1989), só para aporrinhar a veterana da Pepsi, colocou uma máquina de Coca-Cola à disposição da produção, gerando uma disputa entre as marcas e entre as grandes atrizes que entrou para a história.
Já o cantor Michael Jackson (1958-2009), um dos grandes nomes da música, senão o mais importante, fazia comerciais pela Pepsi durante toda a década de 1980, divulgando a marca até em seus shows com estádios lotados mundo afora.
Mesmo com tanta publicidade, a Pepsi sempre acabou sendo a número 2 no mercado. Mas no ano de 1992, eles fracassaram ao colocar um produto novo nas prateleiras que gerou burburinho.
A Pepsi lançou uma versão transparente do refrigerante. O alto investimento era dado como certo e eles acreditavam que ia cair no gosto do público por não conter a cafeína em seus componentes, mas isso não durou dois anos nas prateleiras.
Chamada de Crystal Pepsi, o grupo de marketing da marca de refrigerantes acreditaram que a ideia seria genial para o mercado e uma grande inovação.
Mas a Pepsi sentiu o peso ao colocar a Crystal Pepsi nos supermercados, lojas de conveniências e restaurantes. Pouco procurada, a execução de distribuição de vendas colocaram um ponto final na comercialização fracassada da marca sobre seu novo produto.
Mais recentemente, ou melhor dizendo, há poucos anos, a Pepsi Brasil chegou a divulgar uma campanha publicitária assumindo sua segunda posição, um fato que caiu no gosto do público.
Na peça publicitária, o logo “Só tem Pepsi. Pode ser?“, não citava a Coca-Cola, mas as pessoas se identificaram com isso, até porque, se você pede Coca em um estabelecimento, logo você aceita uma segunda opção, a Pepsi.
Quantas Coca-Cola são vendidas por dia no Brasil?
Especula-se que a Coca-Cola venda 1,9 bilhões de produtos diariamente, seja em Garrafas, Latas ou Copos.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.