Rivalidade secular: Pepsi e Coca-Cola provaram forte disputa nos bastidores e uma delas venceu

28/04/2023 às 8h15

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Coca-Cola e Pepsi são rivais no mercado (Foto: Reprodução/ Internet)

A grande rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi é secular e das mais faladas no ramo das bebidas.

+IMPORTANTE: Itaú surpreende, faz anúncio sobre fim de cartão, e seus clientes precisam estar cientes

A principal marca concorrente da Coca-Cola, a Pepsi, luta no mercado com a marca de refrigerante há mais de 100 anos.

Em duas ocasiões, nos anos de 1922 e 1933, a Coca-Cola fez propostas irrecusáveis para ser dona da Pepsi, mas em ambas ocasiões, a marca bateu o pé e preferiu se manter por si só.

+Que nojo! Casal denuncia coisa asquerosa que encontrou dentro de um lanche do Burger King

LEIA TAMBÉM:

Garrafas de Coca-Cola e Pepsi lado a lado nas prateleiras

Garrafas de Coca-Cola e Pepsi lado a lado nas prateleiras (Foto: Reprodução/ Internet)

A rivalidade da Pepsi e da Coca-Cola chegaram até nos bastidores de Hollywood. Na década de 1950, a atriz Joan Crawford (1904-1977) se casou com o magnata que era dono da Pepsi, mas após sua morte precoce, ela se tornou uma das principais acionistas da marca americana.

Durante a produção do filme ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?‘ (1962), Joan Crawford chegou a colocar à disposição da equipe do filme uma máquina de Pepsi grátis para conquistar a simpatia da produção, já que ela era considerada geniosa.

+Falência? Famosa rede de fastfood está fazendo de tudo para se livrar de sua operação

No entanto, sua arqui-inimiga declarada, Bette Davis (1908-1989), só para aporrinhar a veterana da Pepsi, colocou uma máquina de Coca-Cola à disposição da produção, gerando uma disputa entre as marcas e entre as grandes atrizes que entrou para a história.

Já o cantor Michael Jackson (1958-2009), um dos grandes nomes da música, senão o mais importante, fazia comerciais pela Pepsi durante toda a década de 1980, divulgando a marca até em seus shows com estádios lotados mundo afora.

As atrizes Bette Davis e Joan Crawford nos bastidores de 'O Que Terá Acontecido a Baby Jane?'

As atrizes Bette Davis e Joan Crawford nos bastidores de ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane?’ (Foto: Reprodução/ IMDB)

Mesmo com tanta publicidade, a Pepsi sempre acabou sendo a número 2 no mercado. Mas no ano de 1992, eles fracassaram ao colocar um produto novo nas prateleiras que gerou burburinho.

+Salários atrasados e rebuliço de funcionários: a falência de uma das maiores emissoras de TV aberta no país

A Pepsi lançou uma versão transparente do refrigerante. O alto investimento era dado como certo e eles acreditavam que ia cair no gosto do público por não conter a cafeína em seus componentes, mas isso não durou dois anos nas prateleiras.

Chamada de Crystal Pepsi, o grupo de marketing da marca de refrigerantes acreditaram que a ideia seria genial para o mercado e uma grande inovação.

Mas a Pepsi sentiu o peso ao colocar a Crystal Pepsi nos supermercados, lojas de conveniências e restaurantes. Pouco procurada, a execução de distribuição de vendas colocaram um ponto final na comercialização fracassada da marca sobre seu novo produto.

Crystal Pepsi foi um grande fracasso da marca de refrigerantes

Crystal Pepsi foi um grande fracasso da marca de refrigerantes (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais recentemente, ou melhor dizendo, há poucos anos, a Pepsi Brasil chegou a divulgar uma campanha publicitária assumindo sua segunda posição, um fato que caiu no gosto do público.

+Proibição: Na mira da Justiça, OLX e Mercado Livre tem dias contados em vendas absurdas e permitidas há anos

Na peça publicitária, o logo “Só tem Pepsi. Pode ser?“, não citava a Coca-Cola, mas as pessoas se identificaram com isso, até porque, se você pede Coca em um estabelecimento, logo você aceita uma segunda opção, a Pepsi.

Quantas Coca-Cola são vendidas por dia no Brasil?

Especula-se que a Coca-Cola venda 1,9 bilhões de produtos diariamente, seja em Garrafas, Latas ou Copos.

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.