Alerta vermelho: pente-fino no Bolsa Família pode cancelar benefício de 17 milhões de cadastrados no programa social
03/04/2024 às 15h09
Em breve novo pente-fino no Bolsa Família pode cancelar o benefício de milhões de brasileiros
O Governo Federal acabou anunciando que está adotando o uso da Inteligência Artificial (IA) para a realização da fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família e dos cadastros do CadÚnico. Com a nova medida, o governo visa aumentar a eficiência da distribuição dos programas sociais, beneficiando assim apenas as famílias que realmente estão de acordo com os critérios estabelecidos para o repasse dos auxílios financeiros.
Ao integrar novas tecnologias no processo de concessão e fiscalização dos benefícios, o governo garante agilidade e otimização em relação à distribuição dos recursos. Dessa forma, o uso da IA promete não só diminuir de forma considerável o número de fraudes, nos programas sociais, como também o compromisso de Estado com a responsabilidade e transparência dos valores gastos com os programas sociais.
+ Pare de esperar: revelado o segredo para você carregar o celular 50% mais rápido
De acordo com o anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o uso da tecnologia acaba auxiliando no processo de prevenção às fraudes. Dessa forma, o intuito não é apenas detectar os benefícios que estão sendo repassados de forma irregular, como também detectar tentativas que não se adequem aos requisitos exigidos.
A medida acaba prometendo uma distribuição mais justa dos recursos e uma economia para os cofres públicos. Ao longo do ano passado, o uso da IA acabou mostrando resultados no pente-fino feito no Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Ao todo, cerca de 3,7 milhões de benefícios foram cancelados por conta da inconformidade no cadastro apresentado. Além disso, outros 17 milhões de cadastros do CadÚnico foram definidos como desatualizados ou inconsistentes.
+ Conheça agora um dos métodos mais poderosos para poupar dinheiro; desvende o segredo
Mediante aos resultados, ficou claro a necessidade de determinação de um plano de ação para a realização a verificação e atualização dos cadastros inconsistentes. Caso esses cadastros não sejam regularizados, o sistema pode cancelar o pagamento dos benefícios. Vale dizer que é por meio do CadÚnico que o governo seleciona quais serão as famílias contempladas pelos programas sociais.
Para finalizar, o planejamento para 2024 acaba prevendo a revisão de 7 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico, mostrando o compromisso do governo de manter a efetividade do programa social. Ademais, quanto mais tempo e maior número de dados inseridos na base da IA, maior vai ser a sua precisão e eficácia no pente-fino dos auxílios financeiros pagos aos brasileiros.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.