Confira 8 passos para construir um patrimônio e não passar perrengue no futuro
13/02/2024 às 13h06
Utilize essas dicas para guardar um dinheiro para o futuro e ter um patrimônio inteligente de forma prática
Fazer um planejamento para o futuro é uma excelente forma de não passar perrengue no passar dos anos, nem ter que trabalhar por muito tempo. Por isso separamos 8 passos para construir um patrimônio inteligente.
+Você sabe cuidar dos seus lábios no verão? Conheça esses 6 truques que vão deixá-los saudáveis
Para que você tenha um vida mais leve, sem precisar se apertar é necessário ter um planejamento cuidadoso e ser regrado com seus objetivos.
Vale ressaltar que precisamos encontrar um equilíbrio entre viver obstinado demais e só pensando no futuro e não ter nenhum planejamento, como se não houvesse o amanhã.
Lista
Pensando nisso, segue lista de passos que podem ser tomados ao longo da nossa vida para que possamos alcançar um patrimônio inteligente no futuro:
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
1- Comece agora: tenha a consciência de quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo o juros vão trabalhar a seu favor. Além disso, tenha constância.
+Caixa Tem disponibiliza saque inesperado de R$ 1,2 mil; veja como desbloquear dinheiro
2- Diversifique: Uma recomendação bem comum é diversificar a carteira. Não concentre todo seu dinheiro em apenas um tipo de ativo, mas aposte em vários segmentos para que um possa compensar o outro em momentos de baixa.
3- Aposte em educação: A educação financeira é muito importante na construção do seu patrimônio, nunca deixe de estudar sobre o assunto, pois o mercado sempre está em transformação e quem conhece bem ele, consegue lucrar mais ao passar dos anos.
4- Esteja ciente quem você quer ser: Sempre lembre onde quer chegar para assim tomar decisões baseadas em alcançá-las no futuro.
5- Fuja do endividamento: entrar em uma dívida pode virar uma bola de neve, por isso você deve aprender a gerenciar seu tempo e dinheiro de acordo com o que você quer para seu futuro.
6- Reserva de emergência não é só dinheiro: Se você já começou a investir, sabe da importância de ter uma reserva financeira para emergências.
Mas o dinheiro não é a única coisa que você precisa acumular, já que o equilíbrio emocional também é imprescindível em momentos de crise.
7- Cuide da sua saúde: Não importa o quanto você vai ter de dinheiro, se você não tiver com saúde ele valerá pouco, por isso leve uma vida saudável, com uma boa alimentação e prática de exercícios.
8- Controle seus gastos: A última dica também vale tanto para os investimentos, quanto para a forma de se relacionar com o mundo e as pessoas.
Aprenda a diferenciar desejos e necessidades para controlar melhor seus gastos financeiros e de energia, priorizando sempre aquilo que agrega valor.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.