Para obter reeleição, Bolsonaro aumenta 75% investimentos na “inimiga” Globo
05/07/2022 às 9h43
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparentemente deixou para trás os constantes ataques contra a Globo. O governo do pré-candidato à reeleição aumentou o gasto com publicidade na emissora carioca em 75% de janeiro a junho deste ano, segundo informações publicadas pelo jornalista Hanrrikson de Andrade, do UOL. O político vem utilizando o espaço na líder de audiência do Brasil para divulgar obras e programas que foram realizados nos últimos quatro anos.
A Globo recebeu do governo federal, de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, R$6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito regional e nacional. Já neste ano, o valor pago ao grupo de mídia no mesmo período foi de R$11,4 milhões, um aumento de 75%. Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações de publicidade e propaganda do governo.
Segundo dados obtidos por levantamento do UOL, houve uma clara mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na televisão, a prioridade do Palácio do Planalto foram as campanhas institucionais, que mostram as realizações da gestão e ajudam a expandir a popularidade do presidente. Em 2021, a Secom havia comprado espaço na emissora líder para 46 inserções publicitárias denominadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. No ano de 2022, de 1º de janeiro a 21 de junho, foram 72 campanhas institucionais e somente duas de “utilidade pública” na emissora anteriormente “inimiga” de Bolsonaro.
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Considerando o mesmo período para cada ano do governo de Jair Bolsonaro, de 1º de janeiro a 21 de junho, o valor investido na Globo em 2022 (R$11,4 milhões) representa 41% do total destinado à compra de espaço publicitário na rede em quatro anos de mandato (R$27,5 milhões).