A novela Pantanal volta ao ar da TV Globo em uma nova versão, porém sem perder sua essência. Isso porque Pantanal é mais que paisagens, traz uma história que teve repercussão em todo o país e até no exterior em 1990.
A trama que veio para substituir a novela Um Lugar Ao Sol, tem grilagem de terras, muitas mortes, machismo de uma maneira absurda, disputa entre filhos, uma gigantesca rivalidade feminina, “seres encantados” e até mesmo incesto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando eu soube que iria fazer esse projeto, eu tremi inteiro. Eu, há 30 anos, fiz uma novela na Globo que teve de lutar muito [por audiência] por causa do barulho que a versão original fez”, declarou o diretor artístico, Rogério Gomes, o famoso Papinha, que saiu da TV Globo depois de desenvolver toda a concepção da nova versão e gravar 60 dos 170 capítulos da novela.
Para quem não sabe, a saga se inicia há mais de 30 anos, quando José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e seu pai, Joventino (Irandhir Santos), se instalam no Pantanal. O grande peão domador de bois selvagens, os marruás, Joventino desaparece do mapa, deixando seu filho para trás sem pensar duas vezes.
Por sua vez, José Leôncio faz questão de honrar a memória do pai, conduzindo a fazenda que herdou com sem medo do que está por vir. Já nesta primeira semana, ele faz uma viagem ao Rio de Janeiro para negociar uma venda grandiosa de gado e conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles).
LEIA TAMBÉM!
Os dois se apaixonam e sem pensar duas vezes vão parar na cama, logo em seguida, ele já pede a moça em casamento. Com pouco tempo de união, eles têm um filho, Jove (Jesuíta Barbosa), porém a loira da cidade grande não se acostuma à vida no Pantanal e foge para longe, levando o herdeiro.
Em uma breve passagem de tempo, mostra que Jove passa toda sua vida à procura do pai, mesmo que em seu pensamento ele poderia estar morto. Então, o o jovem viaja para o Pantanal e lá o rapaz vai conhecer Juma Marruá (Alanis Guillen), e a história de amor dos dois se tornará, então, a principal do folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juma é o grande destaque da trama
Para quem não assistiu a versão original da novela. Juma é o pilar da novela das nove Filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes).
Isso porque Juma cresce em uma tapera sob os cuidados de sua mãe, que desde muito nova a ensina a se defender de tudo e todos. E para quem não sabe, ela é como Maria, incorpora uma forma selva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acho que ela representa de alguma forma todos os outros braços, os outros personagens. Jove é algo complementar a Juma. É interessante esses personagens, porque ele está em um sentido sempre oposto ao dela. Ele é mais feminino, e ela tem uma coisa masculina no sentido da natureza”, declara Jesuíta Barbosa, que também faz parte do elenco.
Juma Marruá (Alanis Guillen) na novela Pantanal (Foto: Reprodução – TV Globo)