Novelas

Pantanal: Momento spoiler! Veja em qual ano passou e como é o final da história da obra original

Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

Pantanal estreia na próxima segunda-feira (28) na Globo.

Porém, a primeira versão da obra original foi sucesso de audiência, mas fora da Globo. Exibida entre os meses de março e dezembro de 1990, na extinta TV Manchete. A trama antes apresentada a emissora carioca, foi preterida pela Vênus Platinada e por isso o autor Benedito Ruy Barbosa levou o projeto para a concorrência, para contar a história de Pantanal, onde Juma Marruá (Cristiana Oliveira) se transformava em onça-pintada. O folhetim também era protagonizado por outros personagens, como José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) e Jove (Guilherme Winter).

O remake de Pantanal agora será assinado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor veterano da primeira versão da trama. O folhetim chega no horário nobre da Globo para substituir o fiasco de Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo. Com direção artística de Rogério Gomes na primeira fase e Gustavo Fernandez na segunda, a novela é a aposta da emissora para elevar os índices de audiência. Em sua nova versão, Alanis Guillen dará vida à Juma Marruá e Jesuíta Barbosa será Jove.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Um Lugar ao Sol: Trama engana público e esconde principal revelação no final

Voltando para a primeira versão de Pantanal, Juma Marruá, interpretada por Cristiana Oliveira, é filha de Maria Marruá (Cassia Kis), que se transformava em onça-pintada, quando se sentia ameaçada na obra original.

A mãe e o pai de Juma, Gil (José Dumont), chegam ao Centro-Oeste como posseiros fugidos do Paraná. Maria Marruá tem uma gravidez indesejada, e a filha nasce em uma canoa. Algum tempo depois, Gil é assassinado por grileiros por causa de terra. Juma é criada pela mãe, que também acaba morrendo posteriormente. Já adulta, ela se relaciona com Jove, que chega da cidade grande.

LEIA TAMBÉM!

Alanis Guillen dará vida à Juma Marruá na nova versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

OUTROS PERSONAGENS DE PANTANAL

José Leôncio, outro protagonista da trama e o pai dele, Joventino (Claudio Marzo), ficam ricos no Pantanal com gados de corte. Joventino some ao sair para caçar, e o filho nunca mais o encontra. Todos especulam que o patriarca se transformou no Velho do Rio, um curandeiro e figura mítica pantaneira, um dos mistérios da novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Leôncio conhece Madeleine (Ingra Lyberato/Ittala Nandi) ao viajar para o Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. Como é rico, Antero (Sérgio Britto) que está falido autoriza a filha a se casar com o peão para manter o padrão classe média alta da família.

O casal se muda para o Pantanal, e Madeleine engravida. Porém, ela não se acostuma com a vida simples e decide fugir com o amigo Gustavo (José de Abreu), voltando para o Rio de Janeiro e levando o seu filho. José Leôncio, por sua vez, acaba se envolvendo com Filó (Jussara Freire), que sempre foi apaixonada por ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trechos de cenas da primeira versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

ALERTA SPOILER! COMO SERÁ O FINAL DA NOVELA?

Na versão original, como a maioria dos finais de um clássico folhetim, Pantanal tem boa parte dos desfechos felizes. Porém, a novela também tem a morte de vários personagens.

Juma se casa com Jove e eles têm uma filha. Já Maria Bruaca (Ângela Leal) se livra do marido embuste Tenório (Antônio Petrin), que é assassinado pelo amante, Alcides (Angelo Antônio), com quem ela fica no final.

Outros casais também tem o seu momento ‘Felizes para Sempre’ em Pantanal, como Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina); Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa) e Filó e José Leôncio.

Após decretar o tão sonhado sim ao lado de Filó, o protagonista da trama morre no final. José Leôncio começa a se queixar de fortes dores no peito e acaba tendo um infarto e não resistindo. Após sua morte, ele fica cara a cara com o pai desaparecido, que foi transformado na figura mística do Velho do Rio.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Sair da versão mobile