Óleo, diesel, leite e mais: Esses são os produtos que caíram de preço em junho
12/07/2023 às 19h03
Confira a lista de produtos que ficaram mais baratos no mês passado
A inflação sofreu uma queda de 0,08% no mês de junho, essa foi a primeira redução média dos preços desde o mês de setembro do ano passado. Isso segundo dados divulgados pelo IBGE.
E entre os produtos que foram trazidos pelo IBGE, alguns alimentos e combustíveis apresentaram redução de preços no mês de junho. No grupo de Alimentação e Bebidas, por exemplo, houve uma queda de 0,66%. Outros alimentos tiveram reduções maiores, como o caso da manga (-10,83%), óleo de soja (-8,96%), feijão carioca (-7,15%), banana d’água (-5,07%) e alface (-4,51%).
+ Novidade! Carro mais vendido do Brasil ganha novos itens em edição especial; veja detalhes
O leite longa vida também teve queda de 2,68%. No setor do Transporte, a variação acabou sendo de -0,41% contribuindo para a deflação. Já os produtos não alimentícios que apresentaram as maiores quedas foram óleo diesel (-6,68%), etanol (-5,11%), gás de botijão (-3,82%) e carro novo (-2,76%).
Já no acumulado de 12 meses, os produtos que tiveram as maiores reduções foram óleo de soja (-35,37%), óleo diesel (-27,42%), gasolina (-26,80%) e o etanol (-23,21%).
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A queda nos preços ainda contribuíram para a menor variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de junho desde 2017, com uma deflação de 0,08%. Já no acumulado do ano, o IPCA teve uma alta de 2,87%, e nos últimos 12 meses, a taxa foi de 3,16%.
Com a inflação em 12 meses abaixo do centro da meta do governo, que é de 3,25%, a expectativa é que a inflação feche o ano de 2023 em 4,95%.
+ Trabalhadores ficaram frustrados com valor total do lucro do FGTS; veja até quando pode sacar
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, vale dizer, é calculado pelo IBGE desde 1980 e abrange famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, que são residentes em áreas urbanas. O índice é utilizado para medir a variação de preços de produtos e serviços consumidos pela população.
E para mapear o aumento, diminuição ou estabilidade geral nos preços, o IPCA considera várias categorias de despesa. Assim, o índice oferece um panorama abrangente da variação de preços ao longo do tempo, sendo uma referência importante para as análises econômicas e acompanhamento do poder de compra da população brasileira.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.