Saiba o que a lei diz sobre guardar vagas para estacionamento na rua
14/09/2023 às 22h01
Muitas vezes nos deparamos com vagas de estacionamento bloqueadas por pessoas que se acham ‘donas’ da rua
Caso seja motorista, certamente você já se deparou com uma cena bem familiar, uma vaga disponível na rua, bloqueada por objetos como cone, cavaletes, cadeiras e até mesmo engradados de bebidas, não é mesmo?
+ Milhões de brasileiros com dinheiro na mão! Descubra se você está entre os contemplados
Bem, essa prática de “reservar” vagas geralmente é feita em frente a estabelecimentos comerciais e é realizada pelos proprietários desses estabelecimentos. Em alguns casos, a obstrução ao estacionamento de outros veículos não se limita à colocação de obstáculos junto à guia da calçada.
Sem falar que é comum a instalação irregular de placas de “proibido estacionar”, que muitas vezes vem acompanhadas da frase “carga e descarga”, isso sem a devida autorização das autoridades de trânsito. Então, se você não sabia, agora fique sabendo que essa atitude de agir como se fosse “dono” da rua e tentar “privatizar” algo que é público para benefício próprio é algo ilegal.
De acordo com o que foi estipulado pelo Artigo 246 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), obstruir a via pública, inclusive calçada, sem autorização ou em desacordo com a autorização das autoridades de trânsito é configurado como uma infração grave.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
+ Importante! Nubank surpreende e disponibiliza saque especial com antecedência; confira os detalhes
De acordo com Marco Fabrício Vieira, advogado, escritor e membro da Câmara temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a infração resulta em uma multa de R$ 293,47, podendo ser multiplicada até 5 vezes, “a critério da autoridade de trânsito, conforme risco à segurança”. Assim, a multa pode chegar a R$ 1.467,35. A sua fala consta numa publicação do UOL.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.