O PIS/PASEP vai acabar? Benefício não vai ser pago nos próximos dias

20/06/2023 às 18h43

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Como receber abono salarial PIS/PASEP na Páscoa Foto: Reprodução

PIS/PASEP é o abono salarial pago a trabalhadores da rede pública e privada

Será o fim do abono salarial PIS/PASEP? O calendário de pagamento do benefício se iniciou no dia 15 de fevereiro e seguirá até o dia 28 de dezembro. O último grupo contemplado pelos depósitos até então foi no dia 15 de junho.

Na data em questão, o pagamento foi liberado para quatro grupos, composto pelos aniversariantes dos meses de setembro e outubro, bem como os servidores cujo número da inscrição termina em 6 e 7. Os trabalhadores podem acessar quantias entre 109 e 1.320, desde que cumpram regras específicas.

+ Conta de luz tem reajuste e desconto de quase 70% é divulgado; veja se você pode solicitar a redução

Os valores são pagos em grupos distintos. O primeiro aos funcionários de empresas privadas inscritos no Programa de Integração Social (PIS). Este público recebe o abono salarial com base no mês de aniversário pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Já o segundo grupo atendido pelo PIS/PASEP são os servidores públicos cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Os trabalhadores recebem os valores de acordo com o número final da Inscrição. O benefício é liberado pelo Banco do Brasil (BB).

LEIA TAMBÉM:

Quem pode receber o PIS/PASEP? Para receber o benefício, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Então é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
Ter recebido até dois salários mínimos;
Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

+ Caixa passará a cobrar tarifa no Pix para estes usuários

Diversas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Porém, se esquecem que é preciso ter, no mínimo, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/´PASEP não é liberado.

Além disso, o trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição do PIS/PASEP, que é de cinco anos. Só depois deste tempo o trabalhador vai ter direito a receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

Confira a seguir o calendário completo de pagamento!

PIS

Janeiro – 15 de fevereiro;
Fevereiro – 15 de fevereiro;
Março – 15 de março;
Abril – 15 de março;
Maio – 17 de abril;
Junho – 17 de abril;
Julho – 15 de maio;
Agosto – 15 de maio;
Setembro – 15 de junho;
Outubro – 15 de junho;
Novembro – 17 de julho;
Dezembro – 17 de julho.

PASEP

Final da inscrição 0 – 15 de fevereiro;
Final da inscrição 1 – 15 de março;
Final da inscrição 2 – 17 de abril;
Final da inscrição 3 – 17 de abril;
Final da inscrição 4 – 15 de maio;
Final da inscrição 5 – 15 de maio;
Final da inscrição 6 – 15 de junho;
Final da inscrição 7 – 15 de junho;
Final da inscrição 8 – 17 de julho;

Veja o calendário de pagamento do PIS (Imagem: Reprodução)

Veja o calendário de pagamento do PIS (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.