Esse é o erro mais comum envolvendo o vinho que muitos cometem e não sabem
15/08/2023 às 21h01
Bebida é bastante querida em todo o mundo
O vinho é considera uma das bebidas queridinhas no mundo afora, ele tem um papel social importante, já que é frequentemente associado a momentos de celebração, seja em um brinde durante um casamento, um aniversário ou uma conquista profissional.
Além disso, seu consumo apresenta algumas “regrinhas”, isso pois, o vinho também é símbolo de cultura, tradição e sofisticação que vão além das fronteiras ao unir pessoas em torno de momentos especiais. Do velho mundo ao novo mundo, a presença do vinho é constante, enriquecendo experiências gastronômicas e celebrando a arte da vinicultura.
Porém, ao contrário da percepção comum, nem todas as “normas” são fúteis. De acordo com os especialistas, alguma delas influenciam diretamente na qualidade da bebida e tornam a experiência de tomar vinho ainda mais saborosa, inclusive, uma das regras tem a ver com a forma que armazenamos a bebida depois que ela estiver aberta.
+ Você pode ter roupas da SHEIN de graça; descubra o passo a passo de como conseguir
Nesse sentido, agora você poderá se dar conta de um equívoco comumente cometido por todos nós quando se trata de vinho. O erro tem o potencial de comprometer tanto o sabor quanto a qualidade da bebida.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A oxidação é o processo que afeta cor, aroma e sabor do vinho. Quando abrimos uma garrafa de vinho, estamos expondo à bebida ao oxigênio, fazendo com que o vinho sofra um processo chamado de oxidação, que altera suas características sensoriais como cor, aroma e sabor.
Por isso, é bem importante consumir o vinho em um curto período depois dele aberto, justamente para evitar que ele perca suas qualidades.
Agora, se você não quiser ou não puder beber toda a garrafa de uma vez, será que pode tampar com a rolha e guardar na adega ou na geladeira? A resposta é bem simples, não. De acordo com a sommelier Warner, conhecida pelos seus vídeos sobre vinho no TikTok, fechar a garrafa após aberta prejudica a qualidade da bebida.
Assim sendo, a jovem explica que as rolhas são porosas e vão deixar o oxigênio entrar no vinho, mesmo que em menor quantidade. “As rolhas são porosas e vão deixar o oxigênio entrar no vinho”, afirmou a sommelier no vídeo postado no seu perfil @confidenceuncorked.
+ C6 BANK em alerta! Comunicado IMPORTANTE para clientes é feito e você precisa saber
A pergunta então é: Qual é a solução? Para ela, o ideal para preservar o sabor do vinho é transferi-lo para uma jarra com tampa que impede a passagem de ar. “Seu vinho manterá seu sabor original mesmo depois de alguns dias”, afirma a sommelier.
Já o tempo ideal para consumir o vinho depois dele aberto, depende muito do tipo de vinho. O mesmo deve ser consumido após 3 ou 4 dias depois de aberto. A bebida começa a apresentar alterações no sabor e cheiro. Já os vinhos branco e rosé devem ser consumidos em até 3 dias, já que a tendência é que ele dure menos por conta da sua acidez.
O local ideal para guardar a bebida é na adega em temperatura ambiente. Porém, se você não tem uma pode deixá-lo na geladeira sem problemas. Um outro cuidado é sempre armazenar o vinho aberto na vertical. Quando a garrafa é colocada na horizontal, a bebida acaba tendo mais contato com o oxigênio.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.