Nubank é uma empresa startup brasileira muito conhecida por ser pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech. No entanto, diferente de outros tantos bancos, a instituição vive anunciando novidades bombásticas para aproximar os seus clientes, mas dessa vez, a empresa falou sobre um assunto um tanto mais complicado: golpe.
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Para quem ainda não sabe, estamos falando do golpe da conta bloqueada, que é similar ao golpe da falsa central de atendimento. O criminoso entra em contato com a vítima e afirma que há algo errado com a conta bancária dela. Depois disso, o criminoso pede dinheiro para resolver a questão.
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Com bastante cuidado, o Nubank explicou que nesta nova abordagem do golpe da falsa central de atendimento, o criminoso afirma que existe um problema com a conta e que ela foi bloqueada de forma temporária.
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Após isso, o bandido informa que será feito um procedimento teste. Neste momento, ele convence a fazer um PIX, que teoricamente será estornado depois, para assegurar que tudo voltou ao normal. Este golpe da conta bloqueada parece novo, mas ele usa táticas de persuasão e engenharia social que são velhas conhecidas.
A famosa empresa comentou sobre os golpes envolvendo o nome do banco digital (Foto: Divulgação)
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É comum que, em vez de ligar para a vítima, os golpistas enviem mensagens de texto a partir de números com cinco ou seis dígitos que costumam aparecer em mensagens de empresas via SMS. O texto enviado na mensagem é quase sempre igual. O golpista cita o nome do banco em que a vítima tem conta e traz uma informação afirmando que um empréstimo foi autorizado ou que uma transação de PIX suspeita foi efetuada no seu nome.