A Carteira de Identidade Nacional (CIN), é o novo RG (Registro Geral) do Brasil. Esse novo documento de identidade tem formato digital e está cheio de novidades para simplificar a vida dos brasileiros e do Governo também. Mas é obrigatório emitir a segunda via pra agora?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, a partir deste momento, o número de CPF é o único em relação a identificação do cidadão brasileiro, facilitando assim a gestão de documentos, diminuindo risco de fraudes e reforçando a segurança como um todo.
Novo RG: número do CPF vai substituir outros documentos (Foto: Mauricio Vieira/Secom/ND)
LEIA TAMBÉM!
Mas acalme-se, caro leitor. Caso seu RG esteja dentro do prazo de validade estabelecido no verso ou tenha sido tirada a segunda via mais recentemente, não será necessário fazer o CIN até então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os documentos RG, com validades até 2032, seguirão em vigor. Então só no ano de 2032, todos os CIN serão obrigatórios a cidadãos com menos de 60 anos.
Hoje, quando o brasileiro vai renovar seu documento RG, tirar segunda via, etc, o novo CIN já poderá ser emitido. Vale destacar que há uma versão do RG digital disponivel a quem solicitar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova carteira de identificação, o CIN (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Para emissão do CIN, seu número de CPF deve estar regularizado e atualizado, pois ele será o número único de identificação, por lei, a partir deste momento.
Quais estados não emitem o novo CIN?
Quase todos estados brasileiros já estão aptos a emitirem o novo RG, chamado de CIN, com exceção dos estados do Amapá, Bahia e Roraima que ainda passam por fases distintas de implementação desse novo sistema.