Novo RG: É grátis? Tenho que trocar? Tire essas e outras dúvidas

Novo RG: É grátis? Tenho que trocar? Tire essas e outras dúvidas

27/03/2023 às 17h24

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Novo RG já começou a ser emitido (Imagem: Reprodução)

Novo RG já começou a ser emitido em todo o Brasil

Um novo documento de identidade já está sendo usado aqui no Brasil. Isso conforme as regras do Decreto 10.977/2022, que passou a valer desde este mês de março de 2023. A Carteira de Identidade Nacional (CIN), passou a ser emitida em todo o Brasil.

Alguns estados, vale dizer, desde o ano passado, já vinham emitindo o modelo, que ficou popularmente conhecido como Novo RG.

A CNI será um documento padronizado, dessa forma, não haverá mais identidades por estado, como ocorre atualmente no país, além disso, o novo documento substituirá o CPF e o RG.

+ De olho aberto: Imposto de renda sofre virada e alterações deixam povo brasileiro em alerta

De acordo com o projeto inicial, todo o território nacional, obrigatoriamente, deveria adotar o modelo atualizado no último dia 6, mas, por conta da morosidade do processo, o governo acabou esticando o prazo para os estados se adequarem melhor.

LEIA TAMBÉM:

Agora, os órgãos expedidores vão ser obrigados a adotar o Novo RG a partir de 6 de novembro de 2023, segundo a publicação no Diário Oficial da União, de 3 de março.

A ideia da padronização de todos os documentos acabou surgindo para reduzir fraudes e burocracias no momento de fazer e usar o documento. Além disso, a integração entre a Receita Federal e a Secretaria de Segurança Pública torna-se mais fácil, viável e eficaz, pois, ambas são responsáveis, respectivamente pela emissão do CPF e do RG.

+ Banco Safra toma decisão, faz corte geral e real situação assusta todos os bancários

O objetivo também é centralizar toda a documentação dos cidadãos na Carteira de Identidade Nacional. Por exemplo, o título de eleitor, a carteira de trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão passar a ser padronizados no novo modelo.

Uma outra mudança é que com a inclusão do CPF no novo Documento de Identidade Nacional, a população terá uma única identificação para diferentes serviços, como o Cartão Nacional de Saúde, certidão de nascimento, o NIT, certificado militar, a certidão de casamento ou óbito e muitos outros.

O QUE FAZER PARA OBTER?

Para solicitar a nova documentação, basta ir até o site do governo do estado onde mora e solicitar a produção do seu Documento de Identidade Nacional. Porém, não precisa ir nas pressas para fazer a solicitação, já que o prazo final para ter o documento em mãos é até 2032, ou seja, o seu atual documento ainda é válido até lá.

O planejamento é que a implementação ocorra de maneira gradual, por isso, todos os documentos antigos vão ser usados normalmente até 23 de fevereiro de 2032. Após essa data, ai sim, o único documento válido será a CIN.

Para a emissão do novo documento, o cidadão não pagará nada. Vale destacar que apenas o passaporte não poderá ser substituído pela CIN.

Documento é emitido totalmente grátis (Imagem: Montagem)

Documento é emitido totalmente grátis (Imagem: Montagem)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.