Novo RG chega a partir de novembro: É obrigatório trocar?

26/10/2023 às 22h25

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Idosos recebem notícia surpreendente sobre 'Novo RG' (Foto: Reprodução/ Gov.br)

Fique por dentro sobre as novidades em relação ao novo RG

A emissão do novo RG está bem próxima de ser realizada em todo o território brasileiro. Segundo o decreto 11.429/2023, todos os estados do país e do Distrito Federal devem emitir a Carteira de Identidade Nacional até o dia 6 de novembro de 2023.

Atualmente, apenas 12 estados emitem a nova carteira de identidade, conforme informado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O novo RG possui mudanças no layout, e tem o intuito de tornar o documento mais inclusivo e representativo.

+ Você sabia? Esse tipo ‘popular’ de café pode estar acelerando o seu envelhecimento

Nele, será retirado o campo de sexo e apresentado apenas o nome, sendo esse o que a pessoa declara no ato da emissão, retirando a distinção entre nome social e nome do registro civil.

A principal modificação do novo RG fica na retirada do número de Registro Geral. A partir de agora, apenas o CPF será o único número de identificação do cidadão. “Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF”, explica o Ministério.

LEIA TAMBÉM:

É OBRIGATÓRIO FAZER A TROCA?

Com a obrigatoriedade de emissão do documento pelos estados, diversos brasileiros estão se questionando se são obrigados a emitir a CIN. Segundo o MGI, a troca é obrigatória por parte dos brasileiros, mas, não precisa ser feita com pressa.

Isso pois, as antigas identidades são válidas até o dia 28 de fevereiro de 2032, o que dá tempo para os cidadãos se adequarem ao novo modelo.

+ Acabou! Aplicativo de entrega anuncia falência e encerra atividades no Brasil após dificuldades

O procedimento para a emissão da nova identidade vai variar de acordo com o estado emissor. Mas, em todos eles será necessário levar a certidão de nascimento e casamento, sendo a original ou cópia autenticada em cartório. Não é necessário levar fotos 3×4, já que ela será tirada durante o atendimento.

A primeira emissão do novo RG vai ser gratuita para os brasileiros. Já para as demais vias, será cobrado o valor de R$ 100.74. O pagamento é feito por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Finalizando, o prazo para o documento ficar pronto é de até 7 dias úteis.

Governo anuncia modernização do RG e Carteira Nacional de Identidade começa a ser chamada de CIN (Foto: Reprodução)

Governo anuncia modernização do RG e Carteira Nacional de Identidade começa a ser chamada de CIN (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.